Guimarães, capital europeia da cultura em 2012


Foto: Copyright camaraescura

Ministra da Cultura confirma o nome da Cidade-Berço…
Guimarães, Capital em 2012

Guimarães será, em 2012, a Capital Europeia da Cultura, segundo avançou o Governo (…).
A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anunciou que Guimarães será Capital Europeia da Cultura em 2012, considerando que “reúne as características que a colocam numa boa posição para ser a escolhida”. A ministra, que falava no final do Conselho de Ministros, recordou que a cidade foi classificada pela UNESCO Património da Humanidade e que o seu centro histórico foi alvo de “uma recuperação exemplar”, salientando ainda as infra-estruturas e as acessibilidades de que dispõe.
Guimarães terá de ser alvo de uma candidatura ao título de Cidade Europeia da Cultura, mas Isabel Pires de Lima salientou tratar-se apenas de “um acto formal”, visto que Portugal, tal como a Eslovénia, terá direito a escolher uma cidade para esse fim naquela data. A formalização da candidatura será feita num Conselho de Ministros da Cultura em Bruxelas, a 13 e 14 de Novembro. A governante salientou “o impacto forte” desta decisão em sectores como o turístico, a requalificação urbana e o crescimento da diversidade cultural.
Fonte: O Primeiro de Janeiro

Braga e Coimbra ultrapassadas pela escolha de Guimarães para 2012
(…)
De fora da corrida a Capital Europeia da Cultura ficam assim Braga e Coimbra, que também se tinham perfilado. E se, da parte da cidade vizinha da escolhida, não há ainda reacções oficiais, o presidente de Coimbra veio já a terreiro considerar que esta decisão do Ministério da Cultura é um « erro estratégico ». Afirmando nada ter « contra Guimarães », Carlos Encarnação lembra que a pretensão da sua cidade « fez o pleno das forças vivas e políticas » de Coimbra, além de que poderia compensar a frustração que ficou com a realização da Capital Nacional, em 2003, devido « às poucas verbas disponíveis ». Seria ainda uma oportunidade para capitalizar o investimento da candidatura da Universidade de Coimbra a património material e imaterial da humanidade.
Fonte: Diário de Notícias, 09/10/2006

Que Guimarães tem grande potencialidade para se tornar captital da cultura não há grande margem para dúvidas. Trata-se de uma cidade lindissima. O que pode ser duvidoso é a concretização de um projecto que dê consistência a esta candidatura e que produza resultados verdadeiramente benéficos para a cidade a médio e longo prazo. Porque este é um processo que deve reunir várias sinergias, vários parceiros com vista a trazer mais valias para a cidade. Relembre-se que sobre esta matéria muitos erros foram feitos no passado. A ver vamos…

Publicités

5 Réponses to “Guimarães, capital europeia da cultura em 2012”

  1. Jazzoesfera Says:

    Penso que a escolha da Capital Europeia da Cultura ter recaído sobre uma cidade portuguesa, só deve ser motivo de orgulho para nós, quanto à escolha da cidade não desprestigiando as outras acho Guimarães uma cidade lindíssima.

    A título de exemplo lembro-me que em 2000 fiz questão de visitar Santiago de Compostela por esta cidade na altura ter a mesma distinção

    Jazzoesfera

  2. Ana Carvalho Says:

    Quando uma cidade é capital da cultura é óptimo, pois normalmalmente há mais actividades culturais, como exposições, teatro, etc.
    No entanto, acho que tem qe haver mais organização e planeamento. Quando Faro foi capital da cultura o ano passado julgo que foi um fracasso. Houve imensas críticas pois não havia orçamento, etc. Visitei a cidade e não havia uma única alusão ao facto de ser captital da cultura.

  3. totoia Says:

    Mais uma vez acho que o segredo do sucesso passa pela divulgação, dou como bons exemplos a exposição ainda patente no Museu de Arte Antiga e a de Frida Kahlo no CCB.

  4. Ana Carvalho Says:

    Sim, a divulgação é essencial e nós não temos grande tradição nesse sentido, mas vamos dando alguns passos. A exposição da Frida Khalo e da colecção Rau são dois exemplos em que de facto se apostou na divulgação. O museu Serralves é outro grande exemplo. Desde o início apostou seriamente numa estratégia de marketing agressiva e os resultados estão à vista. É dos museus com maior nº de visitantes…

  5. Fernando_Vilarinho Says:

    2012?
    isso deve ser o ano em que o Guimarães regressa à 1ª Liga (BWin).

    agora a sério: Guimarães é a Évora aqui do Norte e tá tudo dito.

    …ou será que Évora é que a Guimarães do Sul) uhmmm

    😉

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :