Museu de Arte Popular dá lugar a Museu O Mar da Língua


Junto ao Museu de Arte Popular

Segundo declarações da ministra da Cultura, nas instalações do Museu de Arte Popular (actualmente encerrado) vai ser criado o Museu O Mar da Língua com o objectivo de «articular o estudo e a divulgação da língua portuguesa com os Descobrimentos».

Para o efeito as obras começarão em 2007 e o museu abrirá em 2008. O projecto irá representar um investimento de 2,5 milhões de euros.

Segundo Isabel Pires de Lima, Belém foi escolhida para receber este novo espaço museológico por reunir diversos monumentos e museus relacionados com as navegações portuguesas quinhentistas, nomeadamente a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu de Marinha.

«Esta zona privilegiada de Lisboa, com diversos ícones dos Descobrimentos, foi considerada ideal para instalar O Mar da Língua», comentou a ministra, a crescentando que o projecto está a ser concebido com um acervo «virtual e interactivo».

«Foi com as navegações iniciadas neste período que a língua portuguesa começou a ser levada a todo o mundo e a ser conhecida», salientou a ministra, acrescentando que o museu servirá para «promover uma reflexão sobre o português e aumentar a sua auto-consciência» entre a população.

O Museu O Mar da Língua irá ter um acervo virtual/interactivo e um centro de interpretação da língua portuguesa e dos Descobrimentos.

O projecto foi inspirado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no Brasil.

Fonte: Diário Digital, 16/10/2006

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :