Machu Picchu em risco de perder título de Património da Humanidade

A construção de uma ponte sem um estudo de impacto ambiental perto da pequena cidade inca de Machu Picchu pode levar à perda do título de Património da Humanidade, concedido em 1981 pela Unesco.

O Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena) disse em comunicado que as autoridades do distrito de La Convención, em Cusco, a sudeste do Peru, pretendem construir a ponte numa área próxima ao santuário Inca.

« A ponte colocou em alerta a Unesco, que enviará no ínicio de 2007 uma missão de especialistas para determinar a retirada de Machu Picchu da categoria de Património Histórico da Humanidade », disse Inrena num comunicado.

Machu Picchu é a principal atracção turística do Peru e, segundo as autoridades, recebeu 500.000 visitantes no primeiro semestre de 2006.

La Convención afirmou que a construção da ponte não é ilegal e que a obra ajudará a incrementar o turismo e a atividade económica da região.

Fonte: Reuteurs, Brasil, 7 Nov.

Publicités

Une Réponse to “Machu Picchu em risco de perder título de Património da Humanidade”

  1. Anonymous Says:

    O lema do ICOM para 2007 será Museus e Património Mundial. Pretexto para, pelo menos durante este ano, conhecermos alguns locais com esta designação e porque não… percebermos como é classificado o Património Mundial: Quem,Onde, Porquê e Para Quê? o site da UNESCO disponibiliza muitos e bons recursos, destinados a todos os públicos.
    Compreender, avaliar o que está a ser desenvolvido, tomar posição, será, por certo, uma forma de fazermos a parte que nos cabe, nesta responsabilidade colectiva que é: Conhecer,Valorizar e Preservar o Património.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :