Portugal e os Descobrimentos no Museu de História Alemã


Deutsches Historisches Museum

Portugal e a época dos Descobrimentos vão ser tema de um simpósio intitulado «Novos Mundos» no Museu de História Alemã, em Berlim, de 23 a 25 de Novembro.

O simpósio, em que participam mais de 20 conferencistas, sobretudo portugueses, alemães e norte-americanos, abordará os temas da Cosmografia, Confronto das Culturas, História Comercial e Económica, Obras de Arte e Linguagem Plástica, História das Missões e Mundo Lusitano.

A primeira conferência, «Quando o Mundo Descobriu Portugal – Dez Anos de Interacção Luso-Asiática», será proferida a 23 de Novembro pelo professor Sanjay Subrahmanyam, da Universidade de Los Angeles.

O ensaísta português Eduardo Lourenço encerrará o ciclo, a 25 de Novembro, com uma conferência intitulada «O Olhar-Mundo de Portugal».

O simpósio destina-se a preparar a Exposição «Novos Mundos – Portugal e A Época dos Descobrimentos», de 25 de Outubro de 2007 a 10 de Fevereiro de 2008, no Museu de História Alemã, em Berlim.

A exposição abordará o papel de Portugal no mundo, do Século XV ao Século XVII, e as relações e conflitos internacionais que resultaram dos descobrimentos portugueses.

Serão também dados exemplos do desenvolvimento científico e da influência que os Descobrimentos exerceram sobre a história da arte e a religião.

A mostra no Museu de História Alemã, um dos mais prestigiados do mundo no seu género, coincidirá com a presidência portuguesa da União Europeia, no segundo semestre de 2007, e foi organizada em cooperação com a Embaixada de Portugal na Alemanha.

Fonte: Diário Digital/Lusa

Publicités

Une Réponse to “Portugal e os Descobrimentos no Museu de História Alemã”

  1. Anonymous Says:

    Excelente actividade para aprofundar os laços entre os dois países, e (de)mostrar a um vasto público as variadas facetas dos Descobrimentos/Conquistas portuguesas.
    Já agora convido a visitarem a exposição “Imagens e Mensagens” vai ser inaugurada a 25 de Nov., em Évora!
    Visitem blogue dos Amigos do Museu de Évora: http://amigosmuseuevora.blog.com/1287912/ .

    http://www.patrimonios.blog.com

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :