« In Memoriam »

rafaelcalado.jpg

Rafael Salinas Calado (1937-2006)

Rafael Salinas calado faleceu na última semana de 2006. Ainda que já tenha passado algum tempo sobre o sucedido, não podíamos deixar passar sem deixar algumas notas sobre uma figura que marcou panorama museológico e o estudo da cerâmica em Portugal.

Rafael Salinas Calado licenciou-se com o Curso Superior de Pintura e graduou-se com o Curso Complementar de Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Profissionalmente, iniciou-se numa carreira de docência, actividade que manteve paralelamente à vasta carreira iniciada posteriormente em museologia.

Foi Conservador do Museu dos Condes de Castro Guimarães, em Cascais, e do Museu Nacional de Arte Antiga. Foi o fundador e o primeiro director do Museu Nacional do Azulejo e o responsável pelo Museu Municipal de Santiago do Cacém.

Foi Comissário e organizador de numerosas exposições em Portugal e no estrangeiro (Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Alemanha, Áustria, Polónia, Itália, Inglaterra, Dinamarca, Brasil, Venezuela, México, Estados Unidos, Macau e Hong-Kong).

Foi colaborador, ao longo de vários anos, da Rede Portuguesa de Museus, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente, da Fundação da Casa de Bragança, da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, do Governo Regional da Madeira, de muitos Municípios e Museus Regionais (participou na musealização do Museu Municipal de Santiago do Cacém, do Museu Municipal de Estremoz, da Casa-Museu Anastácio Gonçalves em Lisboa, do Museu de Cerâmica nas Caldas da Rainha, do Museu de Aveiro, do Museu Soares dos Reis no Porto, no Museu de Rachol em Goa, da Casa-Museu Frederico de Freitas no Funchal, do Palácio do Álamo em Alter do Chão, entre outros), do grupo de trabalho MUSEUS UNESCO e do grupo de trabalho para a Conservação Preventiva do ICROM (Roma).

Deixou uma vasta obra publicada, artigos e livros, principalmente dedicados à cerâmica, à faiança e à azulejaria nacional.

Fonte: http://www.museumunicipal.cm-sousel.pt

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :