« Condão e Sedução: A Arte de (Fazer Ler) »

casa-museu-joao-soares.jpg

Casa-Museu João Soares/Centro Cultural João Soares
Cortes, Leiria

A Casa-Museu João Soares promove no próximo sábado, 24 de Março de 2007 (9h30-18h30), uma acção de formação intitulada « Condão e Sedução: A Arte de (Fazer Ler).

Por Maria Helena Melim Borges (Directora-Adjunta do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian)

Mais informações:
Casa-Museu João Soares
Tel: 244 891 219
E-mail: direccao.casa-museu@fmsoares.pt
www.fmsoares.pt

A acção de formação pretende ser uma reflexão sobre a promoção e a animação, dois conceitos essenciais ao desenvolvimento de um trabalho fundamental à leitura pública.

Pretende-se fornecer técnicas e metodologia adequadas à elaboração de projectos e, através da exemplos práticos, aprofundar as competências dos formandos nessa matéria. As sessões terão uma vertente teórico-prática com uma participação activa dos formandos.

Contagiar o desejo de ler é como contagiar qualquer outra convicção profunda: só se poderá conseguir, aliás, tentar, sem imposições, por simples contacto, imitação ou sedução.

Se, por um lado, esse contágio deverá começar a ser exercido muito antes das crianças saberem ler, por outro, há que ter em conta que, da parte dos mediadores de leitura, esse exercício é mais do que uma função: é uma missão que terá de acompanhar o leitor no seu percurso de vida.

Nesta conformidade, as estratégias de animação e promoção da leitura – formas desse contágio – devem abranger os diferentes etários com o objectivo primeiro de manter viva a sedução.

Maria Helena Melim Borges nasceu na Ilha da Madeira em 1954. Licenciada em Filologia Germânica, pela Universidade Clássica de Lisboa, é pos-graduada em Ciências Documentais. Entre 1983 e 2002 trabalhou no Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian, incidindo a sua experiência sobretudo nas áreas da promoção da leitura e gestão de bibliotecas públicas. A partir de Janeiro de 2003 foi integrada no Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, como responsável pelos projectos culturais.

Ficha de Inscrição

Fonte: Lista de discussão « Museum »

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :