Dia Internacional dos Monumentos e Sítios « Território: um Património Plural », Hoje!

dia-internacional-dos-sitios-e-monumentos.jpg

Comemora-se hoje, 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A cerimónia oficial de abertura decorrerá no Mosteiro dos Jerónimos pelas 11.00h.

Já havíamos divulgado anteriormente a comemoração a um nível internacional, apresentamos agora a abordagem a uma escala nacional.

« Território: um património plural« , o tema escolhido pelo IPPAR para o ano de 2007, pretende explorar a ideia-base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica. O Património sempre participou activamente no território, organizando-o. A humanização da paisagem integra, por isso, uma dimensão profunda tanto na nossa memória colectiva como nas opções políticas de planeamento. Há uma visão cada vez mais globalizante sobre o território, sobre os aspectos urbanísticos, paisagísticos e sociológicos.

O Programa Temático pressupõe, por isso, « sair » do monumento e tentar compreendê-lo nas múltiplas vertentes que caracterizam a sua envolvente, num passo consciente rumo à mudança e à escala do conceito de « Património ». Uma escala territorial e plural.

Programa do Museu da Presidência da República
Programa das comemorações por todo o país – IPPAR

Fonte: Site IPPAR

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :