Notícias sobre a blogoesfera no contexto dos Museus e Património em destaque…

blogoesfera.jpg

Eis uma notícia publicada no PÚBLICO (edição online) que não podíamos deixar de mencionar no nosso blogue. Apresenta um comentário sobre a utilização dos blogues como uma ferramenta interessante de apoio à cultura e designadamente para os museus. Nada de novo é certo, já que lá fora já se fala disto há muito tempo e cá dentro também, se bem que com maior enfoque em outras áreas de trabalho. São mencionados alguns blogues, incluindo « No Mundo dos Museus », mas deixa de fora muitos outros. Já agora relembre-se que na nossa barra lateral de links temos uma lista de blogues ligados a Museus e ao Património que vale a pena conhecer.

Blogosfera é cada vez mais usada para divulgar exposições de museus e atrair visitantes
11.10.2007 – 15h09 Lusa

A blogosfera é um universo na Internet a que recorrem cada vez mais pessoas ligadas aos museus, para divulgar exposições e outras actividades que atraiam visitantes, indicou hoje uma especialista em Lisboa, num encontro sobre gestão cultural.

Ana Pires, consultora nesta área, falava durante os Primeiros Encontros de Gestão Cultural/Fórum Cultura e Criatividade 07, que decorrem até sexta-feira no Museu Colecção Berardo, organizados pela Associação Portuguesa de Gestão Cultural (APGC), em parceria com a Agência Inova.

A especialista da Soft Limits – empresa que criou o site Matriz, com o inventário das colecções museológicas do Instituto Português de Museus – apontou que uma primeira análise deste fenómeno divulgada pela Rede Portuguesa de Museus (RPM), indica que existem actualmente 17 blogues com temas relacionados com a museologia.

« A Internet deixou de ser passiva e a blogosfera é um instrumento extraordinário para promover os museus, ligá-los entre si e atrair visitantes », salientou a consultora, acrescentando que os blogues são criados a título individual ou colectivo, por pessoas ligadas à área, grupos de amigos dos museus e até as próprias instituições.

Um blog é um registo na Internet criado por um ou vários autores com opiniões, informações e imagens, que tem a particularidade de ter actualizações muito frequentes e conter ligações à comunidade da blogosfera, criando uma rede em permanente comunicação.

De acordo com Ana Pires, os blogues mais consultados com temas relacionados com museus são nomeadamente o do Mosteiro de Tibães
(http://www.mosteirodetibaes.blogspot.com), « um dos pioneiros », o do Museu Municipal de Estremoz, No Mundo dos Museus (http://nomundodosmuseus.worpress.com), outro criado pelos Amigos do Museu de Évora, um do Museu do Abade de Baçal, um intitulado Casas-Museu Portuguesas em Acção
(http://casasmuseuemaccao.blogs.sapo.pt), e o Expressarte, dedicado à arte contemporânea.

Dos vários exemplos mencionados pela especialista, também destacou um dedicado ao Museu da Chapelaria (http://www.museudachapelaria.blogspot.com) em São João da Madeira: « Não conhecia, mas pela apresentação deste blog fiquei cheia de vontade de lá ir », comentou, acrescentando que a apresentação dinâmica do museu chama a atenção.

« Como a área da cultura não tem geralmente meios financeiros, os blogues são uma forma barata e muito útil de divulgar as exposições e as actividades dos museus », sustentou, sublinhando que esta é uma ferramenta fácil de usar, que permite criar ligações e intensificar a comunicação entre pessoas interessadas na área da museologia.

(…)

[Para ler a notícia na íntegra clique aqui]

Publicités

2 Réponses to “Notícias sobre a blogoesfera no contexto dos Museus e Património em destaque…”

  1. isabel Victor Says:

    Parabéns Ana Carvalho pelo excelente, persistente e sistemático trabalho de divulgação

    MuseoAbraço

  2. Ana Carvalho Says:

    Cara Isabel Victor,
    Agradeço as palavras simpáticas que são sempre um incentivo para continuar.
    Saudações museológicas,
    Ana Carvalho

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :