« Quanto Douro conhecemos? ». I Colóquio Regional sobre História, Arte e Património no Douro

foz-coa-e-o-douro.jpg

Nos próximos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, a Diocese de Lamego apresenta o I Colóquio Regional sobre História, Arte e Património no Douro, sob o tema «Quanto Douro conhecemos?». A actividade, que contará com a presença de reputados historiadores, técnicos e investigadores cuja sua actividade científica tem versado sobre a região duriense, insere-se ainda na esfera do Programa de Inventário do Património Religioso Móvel que a Diocese lamecense levou a cabo nos arciprestados de Lamego e Tarouca e cujos resultados apresentou no passado dia 29 de Setembro. Dessa iniciativa resultou a edição de dois catálogos de História Local e História de Arte, bem como uma exposição intitulada «A Palavra e o Espírito» que está patente no Espaço Museológico da Casa do Poço (Largo da Sé, frente à catedral, Lamego, de 3ª-Dom: 10h00-12h30 / 14h00-17h00) e que encerrará as suas portas no primeiro dia de Dezembro, depois de uma visita guiada pelo seu comissário científico, Nuno Resende.

Numa altura em que o Douro assume um papel eminentemente crucial na promoção e divulgação de Portugal, de tal forma que está em marcha um conjunto de programas com vista ao seu desenvolvimento sustentado, importa saber até que ponto o investimento na investigação científica e no conhecimento do seu património tem sido acalentado. Ou, se, por outro lado, existem clivagens entre os vários «patrimónios» que o Douro encerra, desde o arqueológico, ao imaterial, passando pelo religioso, que têm impedido o conhecimento global do vale do Douro português. Nesse sentido esta colóquio questiona-se: quanto Douro conhecemos, afinal? e que caminhos têm sido percorridos para o seu estudo concertado e efectivo.

O primeiro dia do colóquio será dedicado ao Inventário como fonte de conhecimento e o segundo dia, dividido em dois painéis, abordará estudos de caso e de conjunto no contexto dos estudos arqueológicos, históricos e artísticos, seguindo-se um debate sobre estas questões, terminando com uma visita guiada a alguns imóveis religiosos de Tarouca e Lamego.

Mais informações e a ficha de inscrição podem ser obtidas por email (geral@diocese-lamego.pt) ou no website da Diocese: http://www.diocese-lamego.pt/

Cartaz

Fonte: Informação enviada por Nuno Resende

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :