Salvem o Salão Nobre do Conservatório…

salvem-o-salao-nobre-do-conservatorio.jpg

Detalhe do Salão Nobre do Conservatório (Lisboa)
(Foto daqui)

Eis uma petição que reclama uma intervenção urgente de conservação do Salão Nobre do Conservatório Nacional tendo em conta o estado calamitoso em que se encontra. Colabore, assinando a petição:
http://www.gopetition.com/online/14127.html

Para saber mais sobre este valioso património pode consultar no site da DGEMN:
« Conservatório Nacional / Convento dos Caetanos » (Lisboa, Santa Catarina):
http://www.monumentos.pt/

Em baixo, transcreve-se a informação tal como nos foi enviada:

Foi neste Salão que Guilhermina Suggia, em 25 de Março de 1901, tocou pela primeira vez em Lisboa, integrada no Quarteto Moreira de Sá. (www.suggia.weblog.com.pt)

Desde os anos 40 do século passado que não se têm efectuado obras no Salão Nobre do Conservatório Nacional, e 62 anos de constante utilização para concertos, audições e aulas deixaram as suas marcas, encontrando-se actualmente o Salão Nobre com um dos balcões laterais suportado por varões de ferro (para não cair), um número considerável de cadeiras totalmente destruídas, tectos com buracos, cortinas rasgadas, camarins em precárias condições, etc. Enfim num adiantado estado de degradação que ameaça chegar ao ponto de não retorno.

Como se trata de um equipamento cultural indispensável não só para as actividades do Conservatório Nacional mas também como pólo dinamizador não só do Bairro Alto mas de toda a cidade de Lisboa, desde há anos que, insistentemente, se reclamam, aos organismos competentes, obras!, tendo mesmo sido publicado concurso público para esse efeito (DR – 3ª Série nº 239 de 15/12/2005 – Recuperação do Salão Nobre, galeria, palco, sub-palco, salas de apoio e cobertura-1ª fase – empreitada 135/05); o qual, no entanto, viria a ser subitamente cancelado (!) , não se sabendo até à data as razões desse cancelamento.

O salão Nobre do Conservatório Nacional com os seus magníficos tectos Malhoa não poderá aguentar mais tempo sem obras de recuperação.

É preciso salvá-lo sob pena de estarmos a pactuar num crime de leso-património.

E é isso que acabamos de pedir nesta nossa petição:

http://www.gopetition.com/online/14127.html

que, esperamos, sensibilize os nosso governantes, locais e nacionais e seja retomado o concurso público em má hora cancelado (DR-3ª Série Nº 239 de 15/12/2005).

(Caso tenha dificuldades em aceder à petição através do endereço acima indicado, sff tente fazê-lo através de um motor de busca (GOOGLE, por ex.) escrevendo “Salão Nobre do Conservatório Nacional”)

Assine-a e divulgue, s.f.f.

Antecipadamente gratos, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Virgílio Marques e Júlio Amorim

Publicités

Étiquettes : , , , ,

Une Réponse to “Salvem o Salão Nobre do Conservatório…”

  1. Filipe de Albuquerque Says:

    Solidarizo-me por completo com esta campanha destinada a restaurar uma sala do Conservtório Nacional com tão grandes tradições.Espero que a Ministra da Cultura seja sensível a esta campanha que visa preservar uma parte do nosso património cultural, já tão depauperado.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :