Lançamento do 6.º número da Revista Artis

No passado dia 20 de Dezembro de 2007 foi lançado o 6.º número da Revista Artis, publicada pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Conteúdo:

Pedro de Abreu Malheiro, Subsídios para o estudo da escultura egípcia do Império Antigo: reinado de Netjerikhet / Djoser – início da III Dinastia, pp. 15-46.

Luís Manuel de Araújo, Duas estatuetas do « Império Antigo » na Colecção Egípcia do Museu Calouste Gulbenkian, pp. 47-60.

Nuno Simões Rodrigues, A donzela de marfim. A agalmatofilia como representação estética na Antiguidade Clássica, pp. 61-71.

Tatiana Kuznetsova-Resende, A Aventura da Alma (ou a inserção de um mosaico romano no seu contexto histórico), pp. 73-92.

Raquel Fraga, O painel quatrocentista da Sé do Funchal: novos dados para o estudo material, pp. 93-120.

Vitor Serrão, O retábulo quinhentista da igreja dos santos sapateiros Crispim e Crispiniano, patronos da conquista de Lisboa aos mouros, pp. 121-138.

António João Cruz, A cor e a substância: sobre alguns pigmentos mencionados em antigos tratados portugueses de pintura – pigmentos amarelos, pp. 139-160.

Patrícia Alexandra Monteiro, Luís Urbano Afonso, Fontes para o estudo dos pigmentos na tratadística portuguesa: da Idade Média a 1850, pp. 161-186.

Jorge Rodrigues Batista, O tecto seiscentista da igreja paroquial de São João das Lampas (Sintra), pp. 187-208.

Vanessa Fragoso, Théologie et mystique des fleurs et des fruits au Portugal du XVIIe siècle, pp. 209-224.

Ricardo J. Nunes Silva, A presença do escultor polaco, José da Pax, na vila da Covilhã, nos finais do reinado de D. João V (1742-1744). Documentos Inéditos, pp. 225-234.

Maria Helena Souto, Luigi Manini e as Artes Decorativas em Portugal na 2.ª metade de Oitocentos, pp. 235-248.

Alice Nogueira Alves, Inventariar para Salvar. Mousinho de Albuquerque e a Comissão incumbida de examinar os Edifícios dos Conventos Suprimidos (1836), pp. 249-267.

Clara Moura Soares, A galeria de pintura do Restaurante « Leão de Ouro »: percursos de uma colecção, pp. 269-307.

João Medina, Eça e Rafael. Rafael Bordalo Pinheiro, modelo do pintor Camilo Serrão, personagem de Eça d’A Tragédia da Rua das Flores?, pp. 309-324.

Barbara Aniello, José de Almada Negreiros, do caos à estrela dançante, pp. 325-355.

Andrés Luque Teruel, Nueva propuesta de clasificación de las esculturas planas de Picasso en París, Vallauris, Cannes y Mouguins, en 1943 a 1951. Intimidad y colosalismo, pp. 357-402.

Maria João Baptista Neto, Coleccionadores e Connaisseurs de obras de arte: Francis Cook (1817-1901) e John Charles Robinson (1824-1913) em Portugal, pp. 403-442.

Luís Marques, Antropologia do Património e da Arte, pp. 443-465.

Luís Elias Casanovas, Garry Thomson, a serenidade da competência, pp. 467-471.

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