No Museu de Alberto Sampaio aconteceu…

museu-alberto-de-sampaio-peca.jpg

Museu de Alberto Sampaio: sessão de apresentação do projecto «Inventariação do Património da Arquidiocese de Braga: criação de uma base de dados».

No dia 7 de Janeiro, segunda-feira, pelas 15 horas, no Museu de Alberto Sampaio, foram apresentados publicamente os resultados do projecto Inventariação do Património da Arquidiocese de Braga: criação de uma base de dados.

Este projecto foi coordenado pelo Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, tendo sido apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através da ON: Operação Norte, Eixo 1, Medida 1.4.

A inventariação e estudo do espólio das igrejas vimaranenses foram coordenados pelo Museu de Alberto Sampaio que desde há já alguns anos vem apoiando a Igreja na salvaguarda e estudos das suas colecções de arte sacra.

Globalmente o projecto permitiu a: edição de oito livros (dois sobre as colecções do Museu Pio XII – a colecção de pintura e a de numismática; e os outros seis sobre as Igrejas de: N.ª Senhora da Oliveira, S. Domingos e Santos Passos, todas no Arciprestado de Guimarães; Matriz da Póvoa de Varzim; Matriz de Esposende e Museu de Arte Sacra (Caxinas); seis desdobráveis, um por igreja; seis quiosques multimédia, nos quais constam as principais peças de arte sacra de cada uma das igrejas; uma base de dados, contendo o inventário do espólio móvel das referidas igrejas, e que fica localizada no Museu Pio XII.

A primeira sessão de apresentação decorreu no Museu Pio XII, no dia 28 de Dezembro.

Na sessão de apresentação que se realizou no Museu de Alberto Sampaio (7.1.2008) foram lançados os roteiros das Igrejas de Guimarães – N.ª Senhora da Oliveira, S. Domingos e Santos Passos – bem como apresentados os respectivos quiosques multimédia e os desdobráveis. Nesta sessão estiveram presentes o Senhor Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, e o Director do Instituto e Arte Cristãs, Cónego José Paulo Leite de Abreu.

Fonte: Lista de discussão Museum

Publicités

Étiquettes : , , , , , ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :