CONF: “Teatro Tradicional do Alentejo”, 5 Abril 2008

CONF: “Teatro Tradicional do Alentejo”
Cine-Teatro Borba
©Ana Carvalho, 5 Abr. 2008

Amanhã, 5 de Abril (sábado) terá lugar uma importante inciativa sobre o Património Cultural Imaterial da Região do Alentejo. Trata-se de um colóquio subordinado ao tema “Teatro Tradicional do Alentejo”, que irá ter lugar no Cine-Teatro de Borba a partir das 14h30. O evento é organizado pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora.

Esta iniciativa, que tem como objectivo divulgar a importância do teatro tradicional do Alentejo como objecto do património imaterial desta Região, integra-se no âmbito do desenvolvimento do Projecto para a Promoção do Cante Alentejano e do Património Cultural Imaterial do Alentejo da DRCALEN, em articulação com diversas instituições e autarquias.

Este projecto de dimensão regional, visa potenciar e promover a continuidade das manifestações do património cultural imaterial identificadas no Alentejo em estreita ligação com as comunidades locais, com base na realização do inventário dessas manifestações e na construção de Planos de Salvaguarda, a partir de pólos representativos que abarcam toda a região.

Será, neste âmbito, assinado Protocolo entre as duas entidades já referidas, uma vez que o Município de Borba foi escolhido para acolher o pólo dedicado à área do teatro tradicional do Alentejo, não só por as duas colecções dos bonecos de Santo Aleixo serem oriundas de Borba, onde ainda residem alguns dos seus manipuladores, como por ser esta autarquia a detentora do espólio do estudioso Azinhal Abelho, fundamental para a construção da identidade da região e para o conhecimento da cultura popular e do teatro tradicional na região e no país.

Os oradores do colóquio serão José Russo, Director/Actor do CENDREV, que falará sobre os “Bonecos de Santo Aleixo: uma experiência de Recuperação do nosso Património Cultural”, a Prof.ª Doutora Christine Zurbach e o Dr. José Alberto Ferreira, sob o tema “ Investigar um objecto do Património: Os Bonecos de Santo Aleixo no Centro de História da Arte e de Investigação Artística da Universidade de Évora”, a Dr.ª Isabel Bezelga, também da Universidade de Évora, que irá falar sobre “As Brincas de Évora como caso de teatralidade popular e o seu contributo para o desenvolvimento das comunidades”, e, por último, o Dr. Paulo Lima, coordenador executivo do Projecto em causa, que apresentará uma comunicação com o título “O Teatro Tradicional do Alentejo no âmbito do Projecto para a Promoção do Cante Alentejano e do Património Imaterial do Alentejo da DRCAlen: Inventário e Salvaguarda”.

————————

PROGRAMA

Publicités

Étiquettes : , , , , , , , , , , , ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :