Museu da Presidência da República distinguido com Prémio Europeu « Europa Nostra » 2008

O Museu da Presidência da República foi distinguido com o Prémio do Património Cultural da União Europeia/Europa Nostra 2008, pelo trabalho de investigação sobre o património material e imaterial do Palácio de Belém, que permitiu a concepção e produção da exposição e do catálogo “Do Palácio de Belém”.

A cerimónia de atribuição do galardão vai ter lugar no próximo dia 12 de Junho na Catedral de Durham, no Reino Unido, e será presidida pela Infanta D. Pilar de Borbón, Presidente da “Europa Nostra” e pela Directora-Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia, Odile Quintin. O prémio será recebido pelo Dr. Diogo Gaspar, director do Museu da Presidência da República.

O Prémio Europa Nostra (segundo os organizadores) foi atribuído ao Museu pela “qualidade excepcional do projecto de investigação, e pela sua contribuição inestimável para a salvaguarda do património cultural na Europa”.

Trata-se do segundo prémio (depois do Prémio José de Figueiredo 2006, da Academia Nacional de Belas-Artes) concedido ao projecto de investigação desenvolvido entre 2003 e 2005, que se concretizou com produção da exposição “Do Palácio de Belém” (patente ao público entre Outubro de 2005 e Fevereiro de 2006) e com um conjunto de sete separatas e um catálogo. Estas obras tiveram como propósito contribuir para o estudo da actual residência oficial do Presidente da República, disponibilizando informação sobre o seu património móvel, imóvel e imaterial, que se manteve desconhecido durante muitos anos.

Neste trabalho, coordenado pelo Director do Museu da Presidência da República, Dr. Diogo Gaspar, colaboraram reputados especialistas em diversas áreas da História de Arte: estuques; iconografia; pintura; escultura; porcelana; ourivesaria; mobiliário. Foi traçada a evolução desde o papel de quinta de veraneio desempenhado durante a monarquia, até à actualidade, quando o Palácio de Belém passou a adquirir um importante protagonismo político depois de se tornar residência oficial do Chefe de Estado.

As sete separatas, complementares ao catálogo, permitem leituras segmentadas sobre as colecções do Palácio de Belém, que surgem agrupadas da seguinte forma: “Ourivesaria e porcelana”; “Azulejaria, tectos e estuques”; “Arquitectura”; “Jardins e escultura”; “Vivências, sítio e iconografia de Belém”; “Pintura e mobiliário”; “Picadeiro de Belém”.

(Fonte: Serviço de Comunicação do Museu da Presidência da República)

———————-

A Medal in Category 2 – Research has been given to Do Palácio de Belèm by the Museum of the Presidency of the Portuguese Republic, Portugal. The publication and exhibition Do Palácio de Belèm were the result of a meticulous research into the Belèm Palace and its interior and collection. A full inventory was organised, in which renowned experts from various fields took part. Apart from the inventory, the research included comparative research into other national palaces and the recuperation of parts of the collection that had been dispersed into other public and private collections.

The project is admired for making accessible to citizens the Palácio de Belèm, a building that reflects an important part of Portugal ‘s national identity and of its contemporary history. The rigorous inventory and the publications presenting the results are of outstanding quality and should be considered an example for similar research projects in Portugal and in Europe .

(in http://www.europanostra.org/)

Sobre os Prémios Europa Nostra veja aqui:
http://www.europanostra.org/lang_en/index.html

Publicités

Étiquettes : , , , , ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :