Dia Internacional dos Museus 2008 – Museu do Papel Moeda

Dia Internacional dos Museus

Fundação Dr. António Cupertino de Miranda
Museu do Papel Moeda

O Museu do Papel Moeda vai festejar a Semana do Museu do Papel Moeda, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, dia 18 de Maio, que este ano se celebra num Domingo.

O que há de especial na programação do Museu?

As actividades são especialmente dirigidas a públicos que necessitam de integração.

Atendendo à proposta do tema para este ano “Museus – Agentes de Mudança Social”, o Museu do Papel Moeda pretende dirigir os seus programas ao público sénior, às pessoas com necessidades especiais, às comunidades imigrantes e às mães adolescentes.

O Museu como agente de mudança social, tem vindo a mostrar o potencial e competência que tem para ajudar a mudar a vida das pessoas, dando-lhes acesso ao conhecimento, à cultura, e também, ao prazer. É uma semana em que se dá visibilidade à intervenção social e à diversificada programação que o Museu tem.

Programação

Seniores
O Museu do Papel Moeda convida os seniores a passar uma manhã/tarde diferente. Venham conhecer a colecção de papel moeda do Museu e, através dela, reviver algumas histórias e contar-nos as vossas memórias!

Pessoas com Necessidades Especiais

Para que todos tenham acesso ao lazer e à cultura, o Museu do Papel Moeda programou algumas actividades diferentes, tais como, notas tácteis para que se possa “ver” as gravuras, ao mesmo tempo que ouve pormenorizadamente a sua descrição, computadores equipados com leitores de ecrã e software de ampliação. Para pessoas com deficiência neuro-motora contamos, ainda, com um CD interactivo e um filme a 3 dimensões que revelam toda a história do dinheiro, desde o seu aparecimento até aos Euros.

Comunidades Imigrantes
O museu pretende trabalhar a integração social e cultural das comunidades imigrantes, tendo como referência a cultura portuguesa e, particularmente, as colecções do museu. Visitando a sala do Papel Moeda poderão embarcar numa viagem ao passado e conhecer a história deste país através das notas.

Mães Adolescentes
Para as jovens mamãs, o Museu pensou num programa de educação financeira, onde se fala da gestão de um orçamento, de prioridades e da gestão do equilíbrio emocional de gastar.

Todas as actividades têm entrada gratuita.

Domingo – 18 de Maio – Dia Internacional dos Museus

Peça de teatro “Escuta-me” da Companhia “Era Uma Vez… Teatro” da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral do Porto, que terá lugar no auditório 2 desta Fundação, às 16 horas. Entrada livre.

Museu do Papel Moeda
Fundação Dr. António Cupertino de Miranda
Av. da Boavista 4245
4100-140 Porto
T. 226 101 189
F. 226 103 412
afacm@mail.telepac.pt
http://www.facm.pt
http://museudopapelmoeda.blogspot.com

Publicités

Étiquettes : ,

Une Réponse to “Dia Internacional dos Museus 2008 – Museu do Papel Moeda”

  1. kharhan Says:

    Muito legal

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :