CONF: Fado – Percursos e Perspectivas, Lisboa 18-21 Junho 2008

Entre 18 e 21 de Junho terá lugar um congresso internacional dedicado ao Fado.

O Congresso realizar-se-á nas instalações da Universidade Católica Portuguesa (18 e 19 de Junho) e na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (20 e 21 de Junho). Na Universidade Católica Portuguesa será no Auditório 1 localizado no Edifício 3 (Edifício Antigo), Palma de Cima, Lisboa.

Veja o programa aqui: http://www.fcsh.unl.pt/

Comissão Científica:
Salwa Castelo Branco, Rui Vieira Nery, Roberto Carneiro, Artur Teodoro de Matos

Organização:
INET-MD- Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança
Museu do Fado
Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) Universidade Católica Portuguesa

Desde a década de 80 que o fado tem constituído objecto de estudo em diversas áreas e disciplinas científicas, nomeadamente, Antropologia, Sociologia, História, Musicologia e Etnomusicologia. No momento em que se comemora a primeira década de actividade do Museu do Fado, instituição vocacionada para a preservação e divulgação do património do universo, e se prepara a candidatura do fado a património imaterial da UNESCO, é oportuno convocar uma reunião internacional para a apresentação e o debate do trabalho científico em curso, cruzando perspectivas académicas com o saber dos compositores, intérpretes, poetas, e outros agentes envolvidos na criação e divulgação do fado. Deste modo, pretende-se contribuir para o desenvolvimento dos estudos em torno do fado e a divulgação dos seus resultados.

Temáticas:

Processos históricos e práticas contemporâneas
Partindo de uma perspectiva dinâmica do género, propomos uma linha de reflexão em torno dos processos que caracterizaram a trajectória do fado ao longo dos últimos 150 anos incluindo: a problemática das origens, o percurso histórico, a relação com o poder, o desenvolvimento de carreiras, a circulação de intérpretes, o fado na diáspora, e a internacionalização, entre outras.

Perfis artísticos, universos, artefactos e repertórios
A caracterização dos perfis artísticos e do contributo dos protagonistas do fado (compositores, intérpretes, autores de letra, entre outros) é indispensável para o conhecimento aprofundado do género. É também necessário identificar e analisar os universos, artefactos e repertórios criados. Neste âmbito, enquadram-se estudos sobre: artistas, espaços de performação, adereços, repertórios, instrumentos musicais, entre outros.

Discursos e processos de mediatização
A produção e recepção do fado foram influenciados por discursos que ora legitimaram, ora criticaram o género. Por outro lado, desde o princípio do século que os meios de comunicação de massa (teatro de revista, indústria discográfica e rádio) desempenharam um importante papel na configuração e na disseminação do género. Neste tema, enquadram-se estudos que analisam os discursos produzidos em torno do género, bem como o papel do fado na configuração das indústrias de música em Portugal e o contributo destas para a formatação do género.

Prática Performativa
A prática performativa que caracteriza o fado tem sofrido várias mudanças, sendo influenciada pelos intérpretes, pelos contexto sociais e históricos, pelos espaços de performação, pela interacção com o público, entre outros factores. No intuito de aprofundar o conhecimento sobre a prática performativa do fado, pretende-se explorar as seguintes questões: De que modo é que o fado se configura no decurso da performação? Qual o impacte dos espaços e públicos no produto final? Quais os elementos estilísticos que configuram a personalidade artística de determinados intérpretes? Quais os significados que lhe estão atribuídos?
Formato e resultados

O congresso contará com uma palestra de abertura de Joaquim Pais de Brito Os resultados do congresso serão editados em livro.

Mais informações:
Tel. 217214133
Fax: 217265583
email: cepcep@fch.lisboa.ucp.pt.
www.ucp.pt

Publicités

Étiquettes : , , , , , ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :