Museu Nacional Ferroviário – inauguração do novo edifício

O Presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário, Eng.º Carlos Alberto Frazão, Sua Excelência o Ministro da Cultura, Dr. José António Pinto Ribeiro e Sua Excelência a Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino, presidirão à cerimónia de inauguração do novo edifício do Museu Nacional Ferroviário – Rotunda de Locomotivas – no próximo dia 20 de Junho, pelas 11.00 horas.

Esta obra foi financiada pelo PIDDAC / Transportes e pelo POC – Programa Operacional da Cultura.

A Rotunda de Locomotivas é o elemento mais característico do Depósito a Vapor, uma estrutura edificada que servia para recolha do material circulante. No seu interior apresenta 13 vias que confluem para uma placa giratória, que por sua vez conecta com as vias da estação e inverte a marcha das máquinas.

Esta é uma reinterpretação da antiga “cocheira de locomotivas”, de forma concêntrica, que aqui existira noutros tempos, acabando por ser implodi da pela CP em 1976, com a ajuda da Engenharia Militar e três cargas de dinamite, tal era a resistência do edifício. Pertencente à Estação do Entroncamento, esta era uma das duas Rotundas que aqui existiam, com duas placas giratórias. Na gíria ferroviária este edifício é muitas vezes tratado por “Redonda”.

A nova Rotunda serve agora de espaço expositivo do Museu Nacional Ferroviário, onde estará exposto algum material circulante, que não só locomotivas a vapor. Aqui poderá ser também apreciado outro tipo de material circulante, com outras formas de energia, como o diesel, para além de algumas carruagens, como a Carruagem-Hospital e a Carruagem Presidencial, dos anos 30, utilizada pelos presidentes Carmona, Craveiro Lopes e Américo Tomás. Uma carruagem de primeira classe, quarto-hotel, apta a reuniões e refeições dignas e austeras.

Este novo espaço, da autoria do Arq. Junqueira, inaugura a nova era do Museu Nacional Ferroviário, deixando antever a construção do complexo museológico que surgirá neste local. Será criado e desenvolvido por um reconhecido arquitecto da nossa praça, o Arquitecto Carrilho da Graça, que neste dia irá apresentar o Mater Plan do futuro Museu.

Mais informações:
http://www.fundacaomuseuferroviario.org.pt/

Informação enviada por Maria Rita Jardim Pereira (Coordenadora Serviço Educativo)

Publicités

Étiquettes : ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :