Museologia.pt, n. 2/2008

museologiapt-2

O segundo número da revista Museologia.pt foi recentemente publicado. Sobre este número transcrevemos a informação veiculada no website do Instituto dos Museus e da Conservação.

O 2º número da revista Museologia.pt – que se pretende seja um fórum de debate de questões e de problemas dos museus e da Museologia, lugar de divulgação de práticas inovadoras e reflexo de tendências culturais contemporâneas – vive de um conjunto de contributos, em que, a par da autoria de directores e de profissionais de museus, de responsáveis de organismos da área da Museologia e de gestores, de pessoas ligadas ao terreno, ganha mais espaço a investigação sobre os museus, fascinantes lugares de cruzamento interdisciplinar.

Dedicado à Gestão de Museus, o Dossiê central da revista abre com um artigo de enquadramento sobre os museus na contemporaneidade, de João Brigola, e incorpora artigos de Manuel Bairrão Oleiro, Filipe Serra, Silvana Bessone, Pedro Lapa, Graça Filipe, Odete Patrício e José Arnaud, cujas diferentes perspectivas, inovadoras propostas e, nalguns casos, polémicas posições, estimularão certamente o debate sobre esta problemática.

Entre os muitos contributos carreados para a revista, destacamos o do uso das imagens em movimento nos museus, a partir das experiências e práticas de Catarina Mourão e de Catarina Alves Costa, cineastas com provas dadas na realização de documentários em colaboração com um significativo conjunto de museus. Paulo Ferreira da Costa aborda a documentação do património imaterial nos museus. Inscrito desde 2007 nas competências do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), o património imaterial encontra na nova orgânica do Ministério da Cultura um lugar adequado, que se espera poder contribuir para um melhor conhecimento dos acervos dos museus portugueses, os quais frequentemente já dedicavam a este domínio uma especial atenção.

Da área da conservação e restauro, artigos de Mercês Lorena, uma proposta de abordagem das pinturas flamengas do retábulo da Sé de Évora; de Alexandrina Barreiro e de Alexandre Pais, “O Divino Salvador”, remete-nos para as singulares etapas da vida deste objecto artístico, que se vem a converter em bem arqueológico e em potencial objecto museológico. No contexto da investigação universitária, João Pedro Fróis apresenta um actualizado e abrangente ponto de situação conceptual sobre a educação nos museus de arte; Helena Santos aborda o tema dos públicos culturais e dos públicos dos museus e António Ponte lança novos olhares sobre as Casas-Museu, na sequência da sua dissertação de mestrado em Museologia.

Na rubrica Exposições optou-se por eleger como tema único os museus e centros de arte contemporânea recentemente abertos ao público no nosso País, preenchido com um artigo de Raquel Henriques da Silva, que analisa as colecções, os edifícios, as actividades e os modelos de gestão de sete novos museus que vieram enriquecer o mapa museológico nacional.

História e Memórias prossegue o objectivo de contribuir para a construção da História da Museologia Portuguesa, através da realização de uma entrevista a Fernando Bragança Gil, antigo Director do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, numa viva conversa guiada por João Brigola e Luís Raposo. Dóris Santos reflecte sobre o Museu José Malhoa, acrescentando importantes contributos ao conhecimento do percurso museológico português do século XX.

Em cerimónia decorrida no passado dia 12 de Dezembro, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) distinguiu a Revista Museologia.pt (1.º número) com o Prémio APOM 2007 na Categoria Melhor Trabalho de Museologia, ex-aequo com Marta Rocha Moreira com a tese “Da Casa ao Museu”.

Publicités

Étiquettes : , , , , , , , , , ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :