Director do MoMA em Portugal, 27 Fev.09

No próximo dia 27 de Fevereiro terá lugar um workshop sobre lojas de museus no Museu de Arte Antiga. Veja em baixo a notícia!

Por iniciativa do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Cultura, de 25 a 28 de Fevereiro desloca-se a Lisboa e ao Porto, uma equipa do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, liderada pelo seu Director Jay Levenson com a finalidade de propiciar formação aos agentes públicos e privados nos domínios do fundraising e gestão de lojas de museus.

No dia 27 de Fevereiro terá lugar no Auditório do Museu de Arte Antiga, em Lisboa, um Workshop destinado ao sector público cultural e aos responsáveis de lojas sedeadas em museus e espaços congéneres.

(…) O número de participantes está sujeito à capacidade da sala.

————-
Workshops:
I – “Fundraising” II – “Gestão de Lojas de Museus e Palácios

Auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
27 de Fevereiro de 2009 – 9h30m – 17h30m

PROGRAMA

Jay Levenson, Director da Programação Internacional
Visão geral das áreas de programação do MoMA
1.História do Museu de Arte Moderna (MoMA)
2.Organização das suas colecções e programas relacionados
3.História das suas actividades internacionais

James Gara, Director Executivo
Michael Margitich, Subdirector Principal das Relações Externas
Administração de Museus: Finanças e panorâmica geral do Fundraising
1.Direcção Executiva: competências e atribuições
2.Relações Externas: competências e atribuições
3.Desafios da administração de museus
4.Áreas operacionais: desafios e oportunidades
5.Receitas e despesas
6.Comissão de Planeamento e Orçamento
7.Previsão de receitas e despesas
8.Processo de monitorização e adaptação

Kathy Thornton-Bias, Gestora Principal da Divisão de Vendas
Vendas dos Museus: uma colaboração entre Cultura e Comércio
1.Relevância das vendas dos museus
2.Breve história das operações de venda do MoMA
3.Decidindo sobre o modelo de negócio
4.Construindo a visão certa e o sentido adequado para a loja
5.Como manter a rentabilidade, cumprindo a missão do museu
6.Promoção internacional de séries de produção

Notas Biográficas:

James Gara
Director Executivo do MoMA (Museu de Arte Moderna) de Nova York, onde trabalha desde 1984. É actualmente o responsável pela área financeira e de investimentos, obras, segurança, comercialização, tecnologias de informação e recursos humanos. Desempenha ainda funções no Conselho da Ética da Fieldston School, a cujo Conselho Directivo presidiu. É membro do Conselho de Administração da Fundação Lily Auchincloss.
Licenciado em História Medieval pela City University of New York, mestre em Línguas e Culturas do Médio Oriente pela Universidade de Columbia e mestre em Gestão pela Wharton School of the University of Pensilvania.

Jay A. Levenson
Director da Programação Internacional no MoMA desde 1996 e coordenador das relações do Museu com instituições de outros países. Desempenhou funções de Subdirector do Departamento Administrativo no Museu Solomon R. Guggenheim, onde participou na preparação das principais exposições, tais como Africa: The Art of a Continent [Africa: a Arte de um Continente] e China: 5000 Years [China: 5000 Anos]. Foi convidado para comissariar várias exposições, incluindo a já referida mostra sobre a China e The Age of the Baroque in Portugal (1993) [ O Triunfo de Barroco,] na National Gallery of Art, tendo sido igualmente comissário da exposição Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries (2007), na Arthur M. Sackler Gallery, em Washington, apresentada posteriormente no Palais des Beaux-Arts, em Bruxelas. Licenciado pelo Yale College e pela Faculdade de Direito de Yale e doutorado em História de Arte pela Escola de Belas Artes da New York University, desempenhou funções de conservador de museu, administrador e de advogado.

Michael Margitich
Iniciou funções no MoMA em 1995, enquanto Subdirector do Departamento de Desenvolvimento. Actualmente, é Subdirector Principal das Relações Externas, responsável pela supervisão das actividades do Departamento de Desenvolvimento e de Associativismo, do Departamento de Programação e de Eventos Especiais, do Conselho das Artes Contemporâneas, do Associativismo Juvenil, da Angariação de Financiamento para Exposições, do Planeamento de Donativos, Marketing, Comunicações, Serviços Gráficos, Serviços aos Visitantes, Relações com o Governo e Centro de Arte Contemporânea. Além do planeamento da reabertura do novo Museum of Modern Art, em Novembro de 2004, foi supervisor da recente campanha de angariação de fundos no valor de 856 milhões de dólares.
Antes das suas funções no MoMA organizou campanhas similares no valor de milhares de milhões de dólares a favor das Universidades de Harvard e de Columbia e foi consultor da Trust do Príncipe de Gales para o restauro da Catedral de Salisbury [The Prince Charles Royal Trust Restoration of Salisbury Cathedral]
Foi ainda docente em instituições, tais como Christie’s e Columbia University. É membro do Conselho Consultivo da Columbia University School of General Studies e ainda faz parte dos Conselhos do Cinema e de Xadrez das referidas Universidades.

Kathy L. Thornton-Bias
É Gestora Principal da Divisão de Vendas do MoMA. Esta divisão é o principal instrumento gerador de receitas, revertendo 100% de lucros do sector de vendas para o apoio à programação e às exposições do Museu. Iniciou a sua carreira de vendas na empresa Saks Fifth Avenue, para a qual trabalhou durante mais de uma década, ocupando vários postos, incluindo nas áreas de merchandising e de planeamento, sendo, ulteriormente, Vice-Presidente da Divisão de Catálogos da referida empresa.
Concluída a formação académica na Universidade da Virgínia, ocupou-se do Fundo das Bolsas de Estudo de Walter Ridley,, com funções dirigentes ao longo de dois mandatos. Actualmente é membro do Conselho de Administração da Fundação do College of Arts and Sciences. Além do voluntariado na Faculdade, desenvolve actividades de cariz comunitário. Ao longo dos últimos cinco anos, foi membro da Liga dos Juniores de Montclair-Newark, NJ. É ainda membro ou Presidente do Conselho de vários projectos e conselhos, dedicados a melhorar a vida das crianças em risco. No ano passado elaborou um currículo básico de artes de cariz multicultural. Devido ao êxito obtido, este programa foi incorporado em mais três regiões do Condado de Essex.

—————————

Ficha Inscrição

(Fonte: http://www.gri.pt:80/main.asp)

Publicités

Étiquettes : ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :