VISEU.M – Revista do Museu Municipal de Viseu

Com data de Dezembro, foi publicado o nº 1 da Revista do Museu Municipal de Viseu, que recebeu o sugestivo título de VISEU.M – num preito à modernidade tecnológica e informática.

Logo na capa se fala em «Museologia e história local em foco» e, na verdade, a revista pretende ocupar um espaço editorial que, numa autarquia, assume cada vez maior importância: uma publicação anual (ou, até, semestral) em que se dão a lume textos que não cabem nos jornais, que não podem esperar pela revista científica de nomeada com número restrito de leitores e mui circunscrita divulgação; textos que resultam de uma investigação cuidada, conscienciosa e de grande interesse local; que não ultrapassam a dezena e meia de páginas e se fazem eco, por exemplo, de trabalhos universitários originais, que, mui frequentemente, ficam nas gavetas e se arriscam mesmo a ser, um

Bem andaram, pois, os promotores desta revista com as características para ela pensadas. Logo o índice – que tomo a liberdade de apresentar em anexo – mostra como se privilegiou a Museologia local (o texto de Clara Camacho mostra a importância dos museus autárquicos, os três textos seguintes referem-se a iniciativas museológicas concretas viseenses), para, numa 2ª secção, se dar conta de apontamentos da História local: as fortificações, Viseu nos conflitos fernandinos (séc. XIV), a feira franca e seu significado económico-cultural nos tempos dos reis de Avis… Isabel Monteiro estuda a presença dos judeus em Viseu e Luís da Silva Fernandes os primórdios das iniciativas de cariz turístico na cidade.

A secção 3 traz noticiário pontual (o Centro de Formação Profissional do Artesanato, o património da diocese – como salvaguardá-lo?…) e cinco recensões a obras ligadas à temática da revista.

De muito boa apresentação gráfica, original maquetização, a revista apresenta-se, pois, nestas suas 212 páginas, com futuro deveras promissor.

José d’Encarnação

————
Fonte: lista de discussão Museum

Publicités

Étiquettes :

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :