Curso: Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato

Entre Setembro e Novembro de 2009 irá ter lugar em Lisboa um curso subordinado ao tema « Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato ». Para mais informações veja em baixo:

Objectivo: Conhecer as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.

Destinatários: Organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. Estudantes e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato.

Metodologia: As sessões serão divididas em períodos expositivos, de debate e de trabalho em grupo ou individual. Conferindo-se uma fulcral importância à participação e à experiência particular dos participantes e dos seus projectos culturais específicos.

Materiais: Será fornecido o Manual completo do curso, bem como o acesso a uma compilação documental em suporte digital, e outros papers relativos à temática do curso.

Declaração: No final será entregue aos participantes uma declaração de frequência do curso.

Local: Associação Agostinho da Silva
Junta de Freguesia das Mercês | Príncipe Real > Lisboa (Rua do Jasmim, nº 11, 2º)

Início: 22 Setembro 2009| Fim: 3 Novembro 2009

Duração: 14 horas (7 sessões de 2 horas) | Horário: Terças-feiras, das 18 às 20 horas.

Nota1: O curso só se realiza com o minimo de 10 e o máximo de 20 participantes.

Nota2: Só serão consideradas inscrições as que forem efectivamente pagas até ao dia 18 de Setembro 2009.

Preço total: 55 euros (cinquenta e cinco euros) >>novo preço reduzido

Formador: Rui Matoso*

Conteúdos programáticos

1- Introdução:

a) Diferenças e semelhanças entre Patrocínio e Mecenato

b) O Marketing Cultural das empresas e o Marketing da Cultura dos projectos culturais

c) As Formas e os principais objectivos de Marketing Cultural das empresas

>>> Caso de estudo 1

2- Patrocínio de Projectos Culturais

a) O Patrocínio como ferramenta de marketing

b) Pesquisa e adequação de propostas

c) Etapas da construção de um projecto de Patrocínio

d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (caderno/dossier de patrocínio)

e) Negociação

f) Estrutura base de um contrato de patrocínio

>>> Caso de estudo 2

3- Mecenato Cultural

a) Definição e tipos de Mecenato

b) Objectivos do Mecenato| Mecenato Cultural de empresa – conclusões de um estudo

c) Legislação do Mecenato

d) A dedução fiscal dos donativos

f) O Processo de Mecenato

+Ficha de Inscrição (em anexo)

+info: http://www.culturaviva.com.pt | rui.matoso@gmail.com | tlm. 967863646

* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde executa um projecto de digitalização e divulgação científica financiado pelo Instituto Camões e pelo Centro de Filosofia da Fac. Letras da Universidade de Lisboa . É membro da Academia de Produtores Culturais (http://academiadeprodutoresculturais.blogspot.com/), onde promoveu dois seminários com Toni Puig (Barcelona), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa/EGEAC, em Maio de 2009.É Mestre em Práticas Culturais para Municípios na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Dezembro 2008), tendo anteriormente realizado uma Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2006). É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP). Ver C.V. completo.

Ficha Inscrição

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :