Colecção Normas de Inventário: « Espólio Documental »

normasinventespoliodocumental

Foi recentemente publicado mais um volume da Colecção « Normas de Inventário ». Elaborado pelo Museu Nacional do Teatro, é dedicado ao « Espólio Documental ».

Este volume « aborda uma tipologia de enorme diversidade quanto às suas características formais, podendo apresentar-se como exemplares únicos ou de produção em série, manuscritos ou impressos, mas também quanto à sua funcionalidade, ao âmbito de difusão pretendido, à qualidade dos conteúdos que anunciam, divulgam, permitem o acesso, critica, etc. Sendo evidente a relevância documental/informativa de tais conjuntos ou espécimes avulsos para as colecções dos museus, a designação de Espólio Documental é assim transversal a muitas áreas de acção museológica. » (in site IMC)

Publicités

2 Réponses to “Colecção Normas de Inventário: « Espólio Documental »”

  1. Renato Says:

    TENSÃO NA MADEIRA

    A TV Aljezira divulgou ontem uma notícia ás 15H00 TMG, que um ilhéu na Região autónoma da Madeira, Forte São José está a ser negociado por um grupo de Árabes, pelo módica quantia de 150.000.000,00 euros.
    Este grupo, ao qual pertencem 2 elementos da Al-Qaeda, um deles ferido mortalmente, nos últimos dias, num atentado bombista no Afeganistão.
    O grupo pretende instalar-se na ilha da Madeira, investir no turismo, tendo em vista a aquisição de várias unidades hoteleiras da região.
    Contactado o porta voz do grupo, disse que o Forte São José interessa pela situação geográfica, permitindo, alem do turismo nas furnas, receber e emitir via satélite
    Ao mesmo tempo tem as condições necessárias e privilegiadas, para explorar uma marina flutuante e cais para navios de grande porte sem interferir com o porto comum existente, alem de outros recursos marinhos a que o nosso grupo se propõe nos próximos tempos.
    Há dias estiveram na madeira dois elementos do grupo, tendo atracado o iate oito dias na Marina do Funchal. Fizeram uma vista aérea de heli, ficando maravilhados com a beleza paisagística da ilha.
    France Press 28 juin 2009
    http://principado-da-pontinha.blogspot.com/

  2. Guilherme Scalzilli Says:

    O novo MNBA

    Venço o temor da decepção e visito o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro para conferir o resultado da longa e silenciosa reforma que tentou salvá-lo da ruína há alguns anos. O contraste com o abandono anterior chega a ser emocionante. E revela outra evidência da inigualável gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, apesar de todas as carências.
    O que antes era um calabouço de paredes cadentes e mofadas transformou-se em museu de verdade, com amplas galerias bem iluminadas e organizadas. O acervo permanente surpreende pela dignidade, rico e variado como os melhores do mundo. Os retratos merecem especial atenção (há um, sensacional, de Orígenes Lessa, que não encontro em lugar algum da internet).
    Acima dos autores consagrados do século XIX, tão identificados com o museu, a galeria de arte moderna e contemporânea é imperdível. Ouso arriscar, sem conhecer todas as coleções, que este é o maior tesouro da instituição.
    Há muitos problemas a resolver. Os funcionários, apesar do esforço inegável, ainda não assimilaram a solenidade própria ao ambiente: alguns são barulhentos e desleixados. Falta finalizar as obras numa boa porção do prédio, que poderia ganhar acabamentos mais elegantes e modernos do que acessórios antigos mal restaurados. Não há catálogos disponíveis para venda (ou faltam informações ao público sobre isto) e a página eletrônica do museu é lamentavelmente modesta e incompleta.
    Mas já podemos festejar. Se nenhuma catástrofe política afundar Iphan e subordinados, em poucos anos o MNBA chegará ao nível de seus similares estrangeiros.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :