Lançamento do livro « Romanceiro da Tradição Oral »

Divulgamos informação enviada pela Directora do Museu da Música Portuguesa, Dra. Conceição Correia, através da lista Museum.

Desde 1965, Michel Giacometti iniciou o trabalho de recolha e estudo da literatura popular portuguesa a par e passo com recolha musical. Entre 1972 e 1980, fez parte da equipa de investigadores da Faculdade de Letras de Lisboa, Instituto de Geografia, integrado no projecto Linha de Acção de Recolha e Estudo da Literatura Popular. Com o Plano Trabalho e Cultura, em 1975, intensificou-se esta recolha, existindo no Museu da Música Portuguesa milhares de fichas com contos e lendas, romances e canções narrativas, provérbios e adágios, rezas e benzeduras, autos pastoris e outros textos teatrais.

A obra, sob o título “Romanceiro da tradição oral, recolhido no âmbito do Plano de Trabalho e Cultura dirigido por Michel Giacometti”, foi organizado em dois volumes: o primeiro dedicado aos Romances Narrativos e o segundo aos Romances épicos de assunto carolíngio, históricos de assuntos peninsulares, religiosos e novelescos.

É uma edição das Edições Colibri e teve o apoio da Câmara Municipal de Cascais. A edição foi coordenada pelo Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, com quem a Câmara Municipal de Cascais assinou um Protocolo de Colaboração.

Lançamento no próximo dia 27 de Novembro, pelas 18h30, no Museu da Música Portuguesa.

Museu da Música Portuguesa

Publicités

Étiquettes :

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :