« No Mundo dos Museus » ganha prémio da APOM

No passado dia 27 de Novembro de 2009 « No Mundo dos Museus » foi distinguido com um prémio da APOM na categoria de « Melhor Comunicação On-Line ». A par com o nosso blogue também a rede social « museologia.porto » (http://museologiaporto.ning.com/), criada por Alice Semedo, mereceu o reconhecimento da APOM na mesma categoria. Queria por isso dar os parabéns a Alice Semedo e a todos quantos contribuem para o estímulo da divulgação e discussão sobre museologia nessa plataforma.

O reconhecimento da APOM para um blogue e uma rede social revela que se começa a olhar em redor, para usar as palavras de João Neto (Presidente da APOM), e sobretudo chama a atenção para o papel que a internet pode ter para o desenvolvimento da museologia. Os museus não podem deixar de acompanhar o que se passa no mundo e utilizar os instrumentos disponíveis que possam contribuir para captar novos públicos, que são cada vez mais exigentes. O que dizer quando um museu não aparece no google? A verdade é que para uma primeira aproximação a um museu (informações básicas, ex.: horário, localização, ect.) utilizamos a internet. Mas esta é apenas uma das questões. A utilização das novas tecnologias pelos museus ultrapassa muito a simples questão de ter representatividade na internet através de um site institucional. A verdade é que a internet 2.0 oferece inúmeras potencialidades aos museus para melhorar a sua comunicação e aproximar-se dos públicos.

Receber este prémio foi para mim muito importante. Afinal é o reconhecimento de um trabalho que comecei em 2006, fruto das minhas inquietudes e diante da fraca visibilidade da museologia na internet. Este tem sido um projecto pessoal no qual tenho dedicado muito tempo e empenho ao longo destes últimos três anos. Mas mais do que esta distinção que agora a APOM me atribui, têm sido muito importantes os comentários das pessoas que por aqui vão passando e que de certo modo me têm incentivado a continuar. A todas essas pessoas deixo um sentido agradecimento.

Sobre o papel dos blogues

Assistimos hoje a uma constante e rápida assimilação das novas tecnologias em muitos aspectos do nosso quotidiano, seja a nível profissional seja a nível pessoal. Referindo-me concretamente aos blogues, podemos dizer que estes representam actualmente uma ferramenta importante de comunicação. Os blogues permitem a criação de espaços virtuais onde pode ser colocado qualquer tipo de informação, de autogestão e acessível a qualquer pessoa. Face às potencialidades que esta ferramenta encerra, os museus e profissionais de museus podem encontrar aqui um instrumento de trabalho que pode, de certo modo, ajudar a melhorar a comunicação dos museus e a sua relação com o público, abrindo caminho para novas formas de estar do museu.

Os blogues são cada vez mais utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento e com os mais diversos fins: disseminação de informação, difusão de actividades, investigação, divulgação de eventos, troca de experiências, locais de opinião, locais para comentários e debate, etc. (…) No caso dos museus, a sua utilização pode representar variadas potencialidades, tornando-se instrumentos viáveis para a implementação de políticas de comunicação de proximidade. Uma das vantagens é a gratuitidade do software. Num contexto economicamente agressivo para a sustentabilidade dos museus, que é o panorama nacional actual, e onde a maioria dos museus não dispõem de páginas na internet, a criação de espaços gratuitos parece-nos uma oportunidade que os museus não podem de modo algum menosprezar. ESta ferramenta possibilita, com toda a liberdade e rapidez, a disponibilização na internet de informação sobre os museus e respectivas actividades, recorrendo a poucos recursos, tanto humanos como financeiros e sem processos administrativos de maior. Por outro lado, permitem uma maior proximidade com os seus públicos, humanizando, de certo modo, a relação com o utilizador. Isto é, através da permissão de comentários, que possibilitam que o utilizador interaja deixando as suas opiniões e que por sua vez o museu responda, elimina-se de algum modo a distância formal de um e-mail. A facilidade de concepção, flexibilidade na sua construção, a autogestão e a rapidez de actualização dos conteúdos constituem mais algumas valências para a sua implementação pelos museus.

(Adaptado de CARVALHO, Ana – Os blogues como instrumentos de trabalho para a museologia. Informação ICOM.PT [Lisboa]. N.º 1 (2008), p. 3-7.)

Publicités

Étiquettes : , , , ,

3 Réponses to “« No Mundo dos Museus » ganha prémio da APOM”

  1. Filipa Says:

    Muitos parabéns. E continue com o magnífico trabalho realizado até aqui.
    Cumprimentos.
    Filipa Fernandes

  2. Luís Filipe Says:

    Já agora, poderia usar este espaço para publicitar os vencedores das várias categorias.
    E que tal corrigir a palavra « começei » na segunda linha do terceiro parágrafo do seu texto. Ou, ainda, « encourajado » na penúltima linha do mesmo parágrafo.
    Em todo o caso, aqui vão os meus Parabéns pelo prémio recebido.

    Cumprimentos
    Luís Filipe Silva

  3. Patrícia Says:

    Bom dia!
    Gostei muito deste post e como estou actualmente a fazer uma tese sobre museus gostaria de saber onde se encontra mais informação sobre a importância dos blogues para os museus da autora Ana Carvalho. Obrigada!

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :