Projecto multimédia do Museu Nacional Ferroviário

Divulgamos informação do Museu Nacional Ferroviário relativa a um prémio internacional que recebeu recentemente.

Projecto Audio-guias multimédia do Museu Nacional Ferroviário ganha Prémio Internacional atribuído pelo AVICOM-ICOM

O projecto premiado intitulado “Multimedia Audio Guide – National Railway Museum”, consiste numa aplicação interactiva desenvolvida para Pocket PC – PDA -proporcionando uma visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário. Utiliza um interface multimédia em diferentes Idiomas e possibilita, para além de conteúdos relacionados com a visita, informações adicionais sobre o material circulante exposto no museu (locomotivas e carruagens) e sobre a Rotunda de Locomotivas, complementada com jogos didácticos. Tem, também, uma opção direccionada para visitas em família, contendo conteúdos extras e diversos jogos interactivos. Incorpora, ainda, uma opção de visita apenas com som, direccionada para visitantes invisuais. Este projecto, apresentado ao público aquando da inauguração da Rotunda de Locomotivas (20 de Junho de 2008), está enquadrado na Visão Estratégica do Museu Nacional Ferroviário – um museu dinâmico, orientado e atractivo para todos os Públicos, de todas as idades e nacionalidades.

Numa candidatura da empresa Sistema do Futuro, Lda. – Multimédia, Gestão e Arte, Lda. empresa sediada no Porto, este projecto ganhou um prestigiado prémio internacional – menção especial – na área multimédia na edição de 2009 do FIAMP.

O FIAMP (Festival International de l’Audiovisuel & du Multimédia sur le Patrimoine ) é um festival internacional promovido pelo AVICOM (International Committee for the Audiovisual and Image and Sound New Technologies) pertencente ao ICOM (Internacional Council of Museums). É um festival anual e itinerante tendo a ocorrido esta edição em Turim – Itália – no Museu Nacional do Cinema, no dia 14 de Fevereiro. A próxima edição está prevista para Shangai – China – coincidindo com a conferência geral do ICOM.

Foram seleccionadas para concurso 58 produções representando instituições de 17 países. O projecto português foi um dos seleccionados, tendo recebido a menção especial do Júri para a área multimédia. O júri, composto por 12 especialistas em tecnologias e museus, considerou o projecto de tal forma marcante e inovador “propondo novas plataformas de comunicação nos museus” que, apesar de não existir uma área específica para o projecto apresentado (existe para Internet, Quiosque Multimédia e CD-ROM) decidiu atribuir uma menção especial. A criação de um prémio específico na área de “Aplicações multimédia móveis”por parte do AVICOM para próximas edições, está já a ser ponderado.

LINKS:

Link com a informação da atribuição dos prémios FIAMP2009:
http://www.unesco.org/webworld/avicom/index.php?section=0news&news=0 .

Link das fotos da cerimónia de atribuição dos prémios:
http://picasaweb.google.fr/

Link das fotos da entrega do prémio pela presidente do AVICOM, Marie-Françoise Delval ao Director Geral da Sistemas do Futuro, Fernando Cabral:
http://picasaweb.google.fr/

Link para o site do AVICOM:
http://icom.museum/international/avicom.html

Link para o site do ICOM:
http://icom.museum

Link para o site da Fundação Museu Nacional Ferroviário:
http://www.fundacaomuseuferroviario.org.pt/

Link para o site da Sistemas do Futuro – Multimédia, gestão e Arte, Lda:
http://www.sistemasfuturo.com

Maria José Teixeira / Maria Rita Jardim Pereira

E-mail:jteixeira@fmnf.pt/rpereira@fmnf.pt
Tel: 249130381
Fax: 211021773
Tm: 912173621

Fundação Museu Nacional Ferroviário
http://www.fundacaomuseuferroviario.org.pt

(Fonte: Lista de discussão Museum)

Publicités

Étiquettes :

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :