« Algarve, 19 », um espaço online do Museu do Trajo de S. Brás de Alportel

Gostaríamos de dar destaque a uma iniciativa do Museu do Trajo de S. Brás de Alportel, que criou um site (http://algarve19.yolasite.com/) onde se pode acompanhar o trabalho que está por detrás de uma exposição que está neste momento a ser preparada. Tanto quanto sei esta experiência é singular e permite confirmar que diante de escassos recursos é possível trabalhar. Como disse John Kinard, a resistência à mudança é uma característica do indivíduo, mas também dos museus, mas, por outro lado, mais do que recursos financeiros, é preciso mudar atitudes e comportamentos, procurando a criatividade e a inovação de que é exemplo esta experiência. É preciso dizer que o site onde se alojam estes conteúdos é gratuito e está, por isso, ao alcance de qualquer museu…Para muitos museus que não dispõem sequer de site na internet este parece-nos um bom exemplo de que com muito pouco se pode fazer muito, desde que haja vontade, claro!!!!

Eis alguma informação sobre este projecto:

Algarve, 19 pretende ser um espaço onde todos poderão acompanhar, comentar e contribuir para a concepção da próxima exposição do Museu do Trajo de S. Brás de Alportel (Algarve) que será inaugurada em Maio de 2010. Tudo, ou quase tudo, está em discussão. A exposição, provisoriamente intitulada “Ecos do Romantismo”, aborda a história do Algarve durante o séc. XIX. Está integrada no acontecimento “Algarve- Do Reino à Região” coordenado pela Rede de Museus do Algarve, que pretende reunir numa iniciativa conjunta 16 museus do Algarve representativos de 14 municípios.

A maior parte dos nossos colaboradores são voluntários, encontram-se espalhados pelos 4 cantos do mundo e têm as suas vidas profissionais e familiares bastante ocupadas. Foram estes os motivos que nos levaram a criar um portal internet que nos aproximasse e mantivesse informados a todos, dia a dia, do andamento do projecto. Esperamos deste modo conseguir manter um saudável espírito de equipa. O espaço permite a participação de todos sem restrições. Gostaríamos assim de vos convidar a participarem activamente nesta experiência que pensamos ser inédita e aliciante.

(Emanuel Sancho, responsável pelo Museu do Trajo de S. Brás de Alportel)

Mais links relativos a este museu:

www.museu-sbras.com
http://www.amigos-museu-sbras.org/

Publicités

Étiquettes : , ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :