Conf: « A Herança Nazarena: ao encontro dos patrimónios », 27 Mar. 2010

A HERANÇA NAZARENA: ao encontro dos patrimónios

Data do evento: 27 de Março de 2010
Local: Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré
Organização: Liga dos Amigos da Nazaré

PROGRAMA

As questões relacionadas com o Património tem vindo a assumir um papel de destaque, que se reflecte nas iniciativas promovidas e/ou apoiadas pelos órgãos do Estado, reconhecendo-se assim, que a qualidade de vida, bem como o desenvolvimento social e cultural das populações, depende da relação e valorização dos seus bens patrimoniais. Para alem destas mais valias sociais, o Património revela‐se cada vez mais como um importante gerador de riqueza, tal como foi concluído num estudo recente (“Cultura, Conhecimento e Desenvolvimento Económico e Social”; Augusto Mateus, 2009), já que o turismo cultural, está associado a uma maior informação e interesse, sendo por isso mais rentável que outro tipo de turismo. Contudo, para que possa haver uma optimização destas mais‐valias, é necessário repensar e requalificar o património numa perspectiva de continuidade e de integração da mudança, evitando separar o Passado do Futuro. Este processo deverá ser acompanhado de um investimento nos equipamentos culturais, da mobilização de corpos técnicos qualificados e do envolvimento das populações, para que desta forma se possa promover a entrada das regiões com potencial turístico, nos circuitos culturais internacionais. Tendo por base estas linhas mestras, e os seus princípios estatutários, a Liga dos Amigos da Nazaré, promove a conferencia “A herança nazarena: ao encontro dos patrimónios”, que terá lugar no dia 27 de Marco no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

A escolha da palavra “herança” é simbólica e foi buscar a sua inspiração ao conceito de “Living Heritage” proposto pela UNESCO. Pretende‐se assim, introduzir o sentido de continuidade, que deve estar associado ao Património. “Heranca” remete para a ideia de algo que vem do Passado para se manifestar no Presente, devendo por isso ser preservado e gerido para que possa ser usufruído no Futuro. Já o plural dado a palavra “património” esta relacionado com a amplitude conceptual que esta noção encerra. A ideia é realçar que na realidade não existe “um Património”, mas sim vários. Tendo em conta as características da Nazaré, optou‐se por apresentar para debate, questões relacionadas como Patrimonio imaterial e artístico, marítimo e arquitectónico, na medida em que congregam elementos importantes da vivência nazarena, sobre os quais importa reflectir.

A organização dos conteúdos temáticos, tem subjacente uma lógica de “materialização” do património, já que se parte da apresentação de conceitos e exemplos do “Patrimonio imaterial e artístico”, passando pela questão do “Patrimonio marítimo” que reúne elementos de essência imaterial e material, para finalizar com a temática do “Patrimonio arquitectónico” que será o corpo metafórico desta materialização.

Os objectivos desta iniciativa passam pela identificação e formas de valorização dos patrimónios da Nazaré, procurando envolver a população, de modo a que os cidadãos possam assumir de modo informado e consciente, um papel activo na salvaguarda
dos bens que constituem a identidade nazarena. A lógica de continuidade que subjaz a esta iniciativa, torna imperativa a participação das gerações mais novas, por esse motivo, foi intenção da Liga dos Amigos da Nazaré, envolver individualidades e associações que de alguma forma podem contribuir para assegurar a dinamização de iniciativas futuras de cariz idêntico. Assim, assume‐se que esta conferência deverá ser entendida como um ponto de partida para outras da mesma natureza.

Inscrições:
Inscrições pelo e‐mail: liganazare@gmail.com

(A entrada e gratuita mas limitada ao numero de lugares disponíveis.)

Parcerias:
Câmara Municipal da Nazaré;
Jornal Região da Nazaré;
Restaurante Adega Oceano;

Com a colaboração de:
anazArt – Associacão Nazarena de Artes Plásticas;
Unimos – Associacão Tecnológica;
Museu Dr. Joaquim Manso;

Mais informações:
Liga dos Amigos da Nazaré: http://www.lanazare.blogspot.com/

e‐mail: liganazare@gmail.com

Localização da conferência:
Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré
Morada: Av. Grupo Desportivo “Os Nazarenos”
2450‐291 Nazaré

Publicités

Étiquettes : , , ,

2 Réponses to “Conf: « A Herança Nazarena: ao encontro dos patrimónios », 27 Mar. 2010”

  1. j.soares duarte Says:

    nascido na nossa querida Nazaré e, como homem da informação (locutor/realizador
    da R.D.P./reformado ), tenho todo o gosto de participar nesta bela iniciativa para conhecer melhor a minha terra e dos meus antepassados.
    Parabens à Liga dos Amigos da Nazaré.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :