Hugues de Varine

Para quem não conhece Hugues de Varine e a sua importância como museólogo de influência na museologia portuguesa ficam aqui algumas notas.

Hugues de Varine trabalhou de forma próxima com Georges-Henri Rivière, tendo-lhe sucedido em 1964 como director do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Esteve ligado a um grande conjunto de práticas museológicas marcadas pela intervenção comunitária onde se destaca, pela repercussão posterior, o Ecomuseu de « Le Creusot » (1971-75). Colaborou em intervenções de âmbito regional e local em França, Brasil, Canadá, Portugal, Suécia, Noruega e Espanha. A partir dos anos oitenta liderou e participou em iniciativas de intervenção social visando o desenvolvimento local.

A sua ligação a Portugal intensificou-se no período de 1982 e 1984, quando presidiu ao Instituto Franco-Português (IFP) em Lisboa. Contudo, a sua obra já era antes disso conhecida de alguns museólogos portugueses. No âmbito da museologia o acontecimento mais significativo, durante a sua permanência no país, foi a “Semana de Reflexão sobre Museus e Património Cultural Regional”, organizada pelo Instituto Português do Património Cultural (IPPC) e pelo IFP. Em grande medida, a influência que Hugues de Varine teve na museologia local portuguesa fez-se sentir muito através de contactos estabelecidos com os museólogos responsáveis por projectos emergentes e intercâmbios entre França e Portugal, assim como o apoio a diversas visitas de estudo que profissionais portugueses fizeram a vários museus e ecomuseus franceses, tal como a visita da APOM a museus da Bretanha e o apoio à organização do “Atelier Internacional Nova Museologia – Museus Locais, em Lisboa (1985).

Mais recentemente, Hugues de Varine tem vindo a Portugal para participar em diversos encontros, entre as quais destacamos “Ecomuseus que perspectivas, em Portugal, na Europa” (Seixal, 2004) e “Núcleos museológicos: que sustentabilidade?” (Faro, 2008).

(Adaptado de CAMACHO, Clara – « Renovação museológica e génese dos museus municipais da Área Metropolitana de Lisboa: 1974-90. » Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1999. Dissertação de Mestrado.)

No website dinamizado por Hugues de Varine “Comunidades e Desenvolvimento” pode encontrar artigos deste autor: http://www.interactions-online.com/

Publicités

Étiquettes : ,

Une Réponse to “Hugues de Varine”

  1. Carine Maciel Says:

    Olá,gostaria de saber a opinião de Hugues de Varine sobre as obras de revitalizaçao da praia de Sepetiba no Rio de Janeiro?

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :