Noite e Dia Internacional dos Museus 2010, Museu de Lamego

NOTA DE IMPRENSA
Museu de Lamego, 11 de Maio de 2010.

Museu de Lamego assinala a Noite e Dia Internacional dos Museus
À semelhança de anos anteriores, o Museu de Lamego associa-se às comemorações da Noite e do Dia Internacional dos Museus (15 e 18 de Maio, respectivamente), oferecendo aos seus visitantes um programa vasto e diversificado, passando por exposições, visitas guiadas, oficinas pedagógicas, palestras e música. Através deste conjunto de iniciativas, que se prolongarão até ao dia 21 de Maio, o Museu de Lamego consubstancia o tema proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para 2010, que visa os “Museus e Harmonia Social”, apelando aos museus de todo o mundo a criação constante de “pontes” entre culturas, que contribuam para a integração e harmonia sociais.

Todas as actividades são de acesso gratuito.

Fica o convite. Venha festejar connosco!

Programa da Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus

15 de Maio

21.30 H | Recepção dos convidados pela “Escola de Concertinas do Douro-Sul”
21.45 H | Inauguração da exposição “Terra, Mãos e Fogo. A Fotografia ao Serviço das Obras
De Arte II – Cerâmica, de José Pessoa
22.30 H | Cerâmica Portuguesa do Séc. XVI ao XIX., conferência proferida por Dr. António Pacheco – Museu Nacional Machado de Castro
23.00 H | Espumante de Honra

18 de Maio a 21 de Maio

Visitas guiadas, oficinas, percursos de descoberta, jogos de exploração e manipulação…

Escrever com luz: fotografar
Oficina de fotografia
Público-alvo: 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário

À Escuta
A produção de artefactos cerâmicos é transversal a todas as épocas, civilizações e culturas. Através da música, propõe-se um percurso de exploração que promove uma contextualização dos objectos na época, espaço e vivências em que foram produzidos.
Público-alvo: 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário

Monstros e Deuses
Tendo como ponto de partida a figuração de seres fantásticos, mitológicos, monstros e deuses em muitos dos objectos da exposição, propõe-se um percurso de confronto e diálogo sobre as diferentes manifestações da espiritualidade que atravessam toda a Civilização.

Público-alvo: Ensino Secundário

(Re) Vestir paredes
A cerâmica caracteriza-se pela sua enorme versatilidade e consequentemente por uma grande variedade de funções a aplicações, constituindo o revestimento de paredes com azulejos, uma das manifestações artísticas de maior reconhecimento das artes decorativas portuguesas.
Oficina de expressão plástica destinada à decoração de azulejos.
Público-alvo: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

Animais na Arte
Percurso de descoberta destinado a explorar a infinidade de figurações zoomórficas presentes nas composições e decorações cerâmicas: principais características, origens e significados simbólicos associados.
Público-alvo: 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico

Olhar de Perto
Jogo de exploração e associação que tem como ponto de partida a observação dos objectos cerâmicos, sob uma perspectiva do pormenor.
Público-alvo: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Cerâmicas contadas
Tendo como ponto de partida um painel de azulejos figurando uma cena do quotidiano do século XVIII e muita imaginação, com um lápis e papel, as crianças inventam histórias.
Público-alvo: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

20 de Maio

21.30 H | Uma História Singular: os Vasos Gregos conferência proferida pela Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira
22.00 H | Homenagem à Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira
22. 15 H | Orquestra do Norte – Concerto de Harpa e Flauta
23.00 H | Porto de Honra

Loja do Museu | De 15 a 30 de Maio | Descontos nas principais publicações do IMC.

Currículos dos Oradores (Resumo)

António Manuel de Almeida Pacheco

Licenciado em História e especializado Ciências Documentais – Opção de Documentação e Biblioteca – pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, António Manuel de Almeida Pacheco integrou entre 1979 e1989 o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI), onde elaborou trabalhos de documentação técnica especializada e foi responsável pela Biblioteca, onde prestou apoio especializada na área da cerâmica ao Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.
É desde 1989 responsável pela Biblioteca e pelas colecções de Cerâmica, Vidros, Numismática e “Colecções Orientais” do Museu Nacional Machado de Castro, de que é Director em Regime de Substituição, desde 2008.
É autor de diversas publicações sobre cerâmica portuguesa, com destaque para a monografia em co-autoria “Cerâmica de Coimbra do Século XVI ao Século XX”, (Lisboa, INAPA/IMC, 2007).

Maria Helena da Rocha Pereira

Maria Helena da Rocha Pereira, catedrática Jubilada da Universidade de Coimbra, desenvolveu ao longo da sua carreira uma intensa actividade pedagógica e científica nas áreas da cultura clássica greco-romana, a sua influência na cultura portuguesa e o latim medieval. Foi a primeira mulher a doutorar-se em Coimbra, em 1956, e a sua trajectória ímpar ao serviço da Universidade e da Cultura Portuguesa é bem patente nos diversos cargos e distinções que obteve ao longo da sua carreira.
A sua extensa obra, de mais de trezentos trabalhos, reparte-se entre livros, artigos em enciclopédias, recensões críticas, traduções do grego e do latim e artigos em revistas da especialidade.
A sua distinta carreira mereceu, no dia 10 de Junho último, o reconhecimento oficial pela atribuição, do Presidente da República, da Grã Cruz da Ordem Militar de Sant’Tiago da Espada.
“Uma senhora verdadeiramente excepcional e uma das grandes figuras da cultura portuguesa e europeia” recebeu no dia 2 de Dezembro o Prémio Eduardo Lourenço, seu condiscípulo. Maria Helena da Rocha Pereira viu o seu trabalho reconhecido pelo Centro de Estudos Ibéricos, naquela que foi a primeira edição de um Prémio que pretende distinguir personalidades ou instituições de língua portuguesa ou língua espanhola.
Conhecida pelo “insaciável gosto de saber” Maria Helena da Rocha Pereira é uma figura única e ímpar. Poucos vultos serão tão conhecidos fora do «nosso mundo dos clássicos».

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :