Dia Internacional de Museus: Rede de Museus do Algarve

EXPOSIÇÃO “ALGARVE – DO REINO À REGIÃO”: MIL ANOS DA HISTÓRIA E CULTURA ALGARVIA

A Rede de Museus do Algarve – RMA promove uma iniciativa conjunta onde, pela primeira vez, se abordam os últimos mil anos da história e da cultura algarvia. “Algarve – Do Reino à Região” abarca a herança material e espiritual que, do Gharb al-Andalus à actualidade, tem vindo a moldar e caracterizar a identidade deste território, no sul de Portugal.

Trata-se de uma exposição estruturada em 13 exposições -tema, que decorrem em simultâneo, que se articulam e complementam, distribuídas pelos vários centros urbanos, numa cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições sociais, universidades, centros de investigação, especialistas de diferentes áreas científicas e culturais (museologia, arqueologia, arquitectura, história, geografia, sociologia, antropologia, etnologia) e as populações dos vários municípios algarvios.

Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António convidam o público a uma visita às exposições “Do Reino à Região”, bem como a conhecer o seu património, matriz cultural e a evolução histórica das suas comunidades.

A Rede de Museus do Algarve

A RMA – Rede de Museus do Algarve é uma estrutura informal constituída por museus integrados na Rede Portuguesa de Museus, outros museus municipais, entidades museológicas do Estado Português (Museu da Marinha) e privadas (Museu do Trajo de São Brás de Alportel). Inclui também projectos museológicos em constituição os quais pretendem acompanhar, participar e cooperar nas actividades da RMA.

A sua constituição foi precedida de consultas às diversas instituições representativas da região (AMAL, CCDR, RTA, Universidade do Algarve, entre outras) que afirmaram o seu interesse no desenvolvimento de uma rede museológica que promova o património cultural do Algarve e potencie o turismo cultural.

A RMA assenta a sua acção numa “Carta de Princípios” com as seguintes orientações: liberdade de adesão, cooperação em rede, serviço público e ética profissional, informação e comunicação, formação, inovação e programação museológica.

Um grupo de coordenação, anualmente eleito e em rotatividade dos museus, dinamizará as reuniões e os projectos comuns. A entrada de novos museus é livre e implica a aceitação da Carta de Princípios pela tutela e presença de responsável técnico.

A RMA pretende desenvolver projectos de cooperação entre os museus e promover acções das quais resultem maior eficácia e economia de meios, através da partilha equilibrada e objectivada dos recursos disponíveis.

Sobre as EXPOSIÇÕES:

“Alcoutim, Terra de Fronteira” – Câmara Municipal de Alcoutim
Através de um aprazível percurso pela vila de Alcoutim desvenda-se o seu crescimento urbano, associado à consolidação dos limites do Reino e ao controlo do comércio fluvial, a importância do rio e as suas relações com Sanlucar de Guadiana.

“Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve” – Câmara Municipal de Castro Marim
Castro Marim, terra de fronteira, implantada numa colina sobranceira à foz do Guadiana, constituiu sempre o principal baluarte defensivo de um Algarve constantemente ameaçado por Mouros e Castelhanos.

“O Reino dos Algarves de Aquém e para Além Mar / Algarbia Cartographica – Leituras e Resenha da Cartografia Regional” – Câmara Municipal de Lagos
Dois núcleos expositivos que retratam o Algarve na sua dimensão histórica e espacial, como local de partida e de chegada. O primeiro enfoca o Algarve como palco da expansão ultramarina, o segundo cartas de grande importância histórica e artística.

“Do Gharb ao Algarve: Uma Sociedade Islâmica no Ocidente” – Câmara Municipal de Silves
Com uma centena de peças se ajuda a contar a história de um território. Do Gharb ao Algarve fala-nos de um tempo passado (sécs. VIII-XIII), mas também das continuidades que ajudam a compreender a região actual.

“Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista” – Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Vila Real de Santo António foi idealizada de raiz de forma a funcionar como “cidade fábrica”, apresenta-se-nos como um exemplo único no panorama português, incomparável a qualquer outra obra da mesma época. É, por excelência, a Cidade do Iluminismo em Portugal.

“Os Descobrimentos Portugueses” – Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão
Com a presente mostra, pretendem-se evocar os desenvolvimentos que permitiram o sucesso das navegações de descobrimento portuguesas nos séculos XV e XVI, nomeadamente através de três vectores: navios, cartografia e navegação astronómica.


“Os Compromissos Marítimos no Algarve”
– Museu da Cidade de Olhão
A exposição propõe um olhar sobre as diferentes dimensões em que operavam os Compromissos Marítimos, associações de mareantes, também conhecidas por Irmandades ou Confrarias do Corpo Santo, e que tiveram forte impacto nas comunidades onde foram criados.

“Manuel Teixeira Gomes – Entre dois séculos e dois regimes”, “Portimão – Território e Identidade” – Museu de Portimão
Um percurso na viragem do séc. XIX, entre a Monarquia e a I República, sobre a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, e a evolução de Portimão, sua terra natal, na passagem de vila rural e cidade industrial.

“Outras Viagens, Outros Olhares” – Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira
Venha descobrir outros Algarves, numa viagem através do olhar dos outros! Dos viajantes do séc. XIX, aos testemunhos dos veraneantes de hoje, passando pelos curiosos olhares dos primeiros turistas.

“Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve” – Museu do Trajo de S. Brás de Alportel
Numa incursão em ambientes da época, um belo edifício oitocentista recria vivências domésticas, sociais e laborais com pinceladas de etiqueta, educação, religião, música e alguns momentos de interactividade.

“Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico” – Museu Municipal de Faro
Esta exposição estabelece o século XX como campo de pesquisa, propondo uma releitura da inalienável multiplicidade e radical individualidade que caracteriza o território do Algarve enquanto lugar de reflexão, inspiração e criação.

“Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve” – Museu Municipal de Loulé
Esta exposição sobre José Mendes Cabeçadas Júnior (1883-1965) mostra o militar, o político e opositor a Salazar. Apresenta também os principais eixos do republicanismo português no Algarve.

“Cidade e Mundos Rurais” – Museu Municipal de Tavir
Tavira e os “mundos rurais, do período islâmico à actualidade, numa perspectiva pluridisciplinar. Os usos do território, arquitecturas, economias, festividades, musicologia,… Plantas, mapas, objectos, filmes, fotos, trechos musicais,…

Mais sobre as Exposições:

“Alcoutim, Terra de Fronteira”, Câmara Municipal de Alcoutim, 26 /Junho / 2010 a 18 / Maio / 2012

“Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve”, Câmara Municipal de Castro Marim, 24 / Junho / 2010

“O Reino dos Algarves de Aquém e para Além Mar”, Câmara Municipal de Lagos, 18 / Maio / 2010

« Algarbia Cartographica – Leituras e Resenha da Cartografia Regional”, Câmara Municipal de Lagos, 11 / Junho / 2010

“Do Gharb ao Algarve: Uma Sociedade Islâmica no Ocidente”, Câmara Municipal de Silves, 5 / Junho / 2010 a 5 / Fevereiro / 2011

“Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista”, Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, 19 / Junho / 2010 a 20 / Novembro / 2010

“Os Descobrimentos Portugueses”, Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão – Faro , 20 / Maio / 2010 a 30 / Setembro / 2010

“Os Compromissos Marítimos no Algarve”, Museu da Cidade de Olhão, 14 /Junho / 2010

“Manuel Teixeira Gomes – Entre dois séculos e dois regimes”, “Portimão – Território e Identidade”, Museu de Portimão, 16 / Maio / 2010 a 31 / Outubro / 2010

“Outras Viagens, Outros Olhares”, Museu de Arqueologia de Albufeira, 28/ Maio / 2010 a 31 / Dezembro / 2010

“Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve”, Museu do Trajo de S. Brás de Alportel, 14 / Maio / 2010 a 14 / Maio / 2012

“Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico”, Museu Municipal de Faro, 12 / Junho / 2010, “Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve”, Museu Municipal de Loulé, 25 / Maio / 2010 a 27 / Novembro / 2010

“Cidade e Mundos Rurais”, Museu Municipal de Tavira, 29 / Maio / 2010 a 18 / Junho / 2011

Publicités

Étiquettes :

2 Réponses to “Dia Internacional de Museus: Rede de Museus do Algarve”

  1. Edu Says:

    Bom dia!

    Parabéns pelo blog, é o melhor que encontrei até hoje, em português, sobre museologia. Coloquei seu link no meu blog e deixo aqui o convite para que o visite.

    Eduardo.

  2. Celso de Andrade Says:

    Sou estudante de arqueologia no Brasil, USP – Universidade de São Paulo, nível mestrado. Desenvolvo pesquisa sobre Placas de Xisto desenhadas. Segundo Site da Dra. Katina Lillos, o Museu de Algarve, possui algumas péças de Xisto desenhadas. Gostava de saber se possuem algum catálogo deste material, e ou, publicação, e caso os tenha, como posso eu ter acésso a ele.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :