Livro: « Colecções e museus de geologia: missão e gestão »

Colecções e museus de geologia: missão e gestão
Collections and museums of geology: mission and statement

Editores: José M. Brandão, Pedro M. Callapez, Octávio Mateus, Paulo Castro
Edição: Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra (MMGUC) e Cento de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi)
Descrição física: 393 p.
Ano: 2010
ISBN: 978-989-96564-0-6

Esta publicação reúne grande parte das comunicações apresentadas na conferência internacional: “Colecções e museus de Geociências: missão e gestão”, que decorreu nos dias 5 e 6 de Junho de 2009 no Museu de Ciência da Universidade de Coimbra. São um total de 49 artigos organizados a partir de dois temas: “História, organização e papel científico” e “Interpretação, divulgação e educação em Geociências. O prefácio da obra é da responsabilidade de Maria Margaret Lopes (CEHFCi). A grande maioria dos artigos estão escritos em português e são acompanhados de resumo em inglês.

“(…) esta obra marcará uma etapa decisiva no progresso do conhecimento e das sensibilidades sobre este importante domínio do saber, sublinhando, a necessidade do seu aprofundamento noutras direcções e da cooperação, em rede, dos investigadores e instituições que trabalham nos domínios da produção, apresentação e divulgação das Ciências da Terra.” (editores)

“As ciências geológicas e paleontológicas se constituíram e continuam se organizando na articulação de logísticas que envolvem desde trabalhos de campo, mecanismos de coleta, aquisição e armazenamento de coleções, representações em mapas, até processamento de dados, simulações e modelagens de situações inacessíveis, através de aparatos cada vez mais sofisticados. Mobilizando uma série de recursos das mais diversas ordens, acumulando um conjunto de inscrições, estruturando práticas em que se manipulam desde cadernetas de campo a poderosos plotters ou imagens de satélite, as ciências geológicas, envolvendo suas dimensões de espacialidades e temporalidades próprias, geraram por todo o mundo um património cultural in situ ou tornado móvel, inestimável. Tal patrimônio criou seus desafios específicos, que começaram a ser enfrentados com êxito pela Conferência internacional colecções e museus de geociências: missão e gestão” (…). (Maria Margaret Lopes)

Publicités

Étiquettes : , , , , , ,

2 Réponses to “Livro: « Colecções e museus de geologia: missão e gestão »”

  1. Eliel Says:

    Conheça o curso LiGEA Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental pelo Instituto de Geociências USP.
    http://sites.google.com/site/ligeausp/

  2. vanessa Says:

    quero fazer uma pergunta

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :