Livro: « Memórias Alentejanas do séc. XX »

« Memórias Alentejanas do séc. XX » é o título do livro a ser apresentado amanhã, pelas 18h00, na Fundação Arquivo Paes de Teles, no Ervedal. A autora é Maria Antónia Pires de Almeida. O livro é publicado pela editora Príncipia.

A apresentação da obra será feita por José Ramiro da Silva Caldeira.

Resumo: Este livro reúne uma série de entrevistas realizadas com o objectivo de estudar o processo da Reforma Agrária que se iniciou no sul de Portugal no final de 1974 e se prolongou, nalguns casos, por duas décadas.

Depois dos factos apurados, o que fica é a memória de toda uma população afectada por uma experiência marcante e controversa. Com a passagem do tempo, importa não esquecer uma particular vivência da ruralidade que já não existe, mas que formou gerações de pessoas num espaço hoje já irreconhecível.

Depois da leitura destes testemunhos, talvez se volte a olhar para o espaço rural alentejano, agora desertificado, como um controverso lugar também de vida, onde muitas pessoas, ao ritmo das estações e dos trabalhos agrícolas, desenvolveram os seus projectos pessoais, assumiram interesses comuns e se envolveram numa dinâmica social e política ímpar em Portugal em que deixaram ficar a sua marca.

A autora alia o seu legado familiar pessoal à sua qualidade actual de cientista e académica para, dando voz aos verdadeiros protagonistas da sua obra, prestar com ela, no rescaldo da história, a sua própria homenagem pessoal a todos os alentejanos.

Maria Antónia Pires de Almeida é doutorada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE («A Reforma Agrária em Avis. Elites e mudança num concelho alentejano (1974-1977)» ) e pós-doutorada em Ciência Política pelo CIES-ISCTE («O poder local do Estado Novo à Democracia: presidentes de câmara e governadores civis, 1936-2005»). É actualmente investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Publicités

Étiquettes : ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :