Tese: « Mário Saa (1893-1971): Um intelectual português na sociedade do século XX »

Como vem sendo hábito publicamos, sempre que temos conhecimento, as teses que se vão realizando no âmbito dos museus e da museologia. A tese que hoje fazemos referência não se inscreve, todavia, na museologia, mas tendo Mario Saa sido um coleccionador, cujo espólio justificou inclusivamente a criação de uma fundação que inclui funções museológicas, resolvemos fazer a divulgação.

Mário Saa (1893-1971): Um intelectual português na sociedade do século XX
Autora: Elisabete de Jesus dos Santos Pereira
Orientação: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Nunes
Dissertação apresentada à Universidade de Évora no âmbito do Curso de Mestrado em Estudos Históricos Europeus.
Obs.: Do júri fazia parte o Prof. Doutor Helder Adegar Fonseca (presidente), a Prof.ª Doutora Maria de Fátima Nunes Ferreira (orientadora) e o Prof. Doutor Fernando Martins (arguente). A defesa da tese realizou-se a 15 de Julho de 2010. Nota final: 18 valores

Resumo: Mário Saa (1893-1971) – um percurso de índole nacionalista, onde se cruzam a literatura, a ciência, a filosofia e a história. Pretende-se revelar o trajecto de um intelectual português da direita conservadora do início do século XX, numa perspectiva transnacional.

Aborda-se o seu percurso intelectual, analisando os reflexos da identidade europeia na sua produção cultural. Através do seu legado depositado na Fundação Arquivo Paes Teles, no Ervedal, uma freguesia do concelho de Avis, acedemos ao tempo da sua formação académica e às temáticas que abordou na sua vasta e diferenciada produção cultural.

Descobrem-se os seus círculos de sociabilidade literária e intelectual, e entende-se a construção da sua consagração através de um conjunto de dedicatórias gravadas nos livros da sua biblioteca. Um legado que permite aceder à sua «modernidade» decorrente da interacção com a Europa intelectual e do seu contexto de vivências variadas.

Publicités

Étiquettes : , , , ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :