Serviços educativos em Portugal: Ponto da situação, 7 Fev. 2011

ENCONTRO NACIONAL
SERVIÇOS EDUCATIVOS EM PORTUGAL: PONTO DA SITUAÇÃO
Museu Nacional de Arte Antiga, 7 de Fevereiro de 2011

O ICOM Portugal organiza no dia 7 de Fevereiro de 2011, no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, o encontro Serviços educativos em Portugal: Ponto da situação. O encontro pretende promover uma reflexão sobre o estado actual dos serviços educativos em Portugal e as suas perspectivas para o futuro, com o objectivo de produzir um documento com recomendações. Pretende-se ainda dar a conhecer o
CECA – Comité Internacional do ICOM para a Educação e Acção Cultural.

Contaremos com a presença de Emma Nardi do CECA Europa, que irá apresentar a actividade do CECA e falar sobre o papel que os serviços educativos têm na mediação cultural nos museus. Ouviremos ainda Paula Azeredo, técnica superior de um serviço de educação, sobre as expectativas relativamente à educação em museus e as ferramentas para a definição de uma política.

Seguir-se-ão três painéis:

No primeiro painel, Catarina Moura, uma das mais antigas técnicas dum serviço educativo do IMC, fará uma apresentação crítica de mais de meio século de serviços educativos em Portugal. Graça Filipe, do Instituto de Museus e Conservação, apresentará a visão do IMC sobre os serviços educativos.

No segundo painel serão abordadas questões relacionadas com os perfis dos profissionais de educação nos museus, apresentadas por profissionais da área da educação nos museus. Carla Costa falará dos perfis e da respectiva terminologia, Sofia Vitorino da selecção e avaliação do pessoal e Inês Bettencourt da Câmara de serviços educativos em outsourcing.

No terceiro painel serão apresentados três estudos de caso, dentro e fora do mundo dos museus. Assim contamos com a presença de Ana Flores, do Palácio Nacional de Queluz; Jorge Pedras, da Casa da Música; e Madalena Victorino, coreógrafa, professora e programadora.
Seguir-se-á um debate, moderado por Sara Barriga, cuja finalidade será a elaboração de um documento de recomendações. No fim, será realizada uma breve reunião dos membros portugueses do ICOM-CECA.
O programa, sinopses, notas biográficas dos oradores e ficha de inscrição podem ser obtidos em http://www.icom-portugal.org

Organização: ICOM-Portugal

Comissão organizadora:

Adelaide Lopes
Ana Isabel Apolinário
Maria do Rosário Azevedo
Maria Vlachou

Mais informações: Adelaide Lopes, mnaa.adelaidelopes@imc-ip.pt

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :