Conf: « Património Hospitalar de Lisboa: que futuro?

O ICOMOS-Portual, em parceria com a FAUTL/CIAUD, e o CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA CENTRAL, vai organizar dia 2 e 3 de Dezembro de 2010 o encontro: PATRIMÓNIO HOSPITALAR DE LISBOA: QUE FUTURO?

Local: Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa, Espaço Rainha Sonja,

O Seminário « Património hospitalar de Lisboa: que futuro? » pretende discutir a situação dos hospitais centrais da colina de Santana (Hospitais dos Capuchos, Desterro, Santa Marta e São José), património excepcional que se encontra em risco de privatização sem que esteja ainda totalmente definida a inventariação patrimonial e a avaliação das possibilidades de transformação deste território central e histórico da cidade de Lisboa. O Seminário pretende abrir a discussão sobre o futuro deste património e alertar a comunidade académica e científica para o potencial das antigas estruturas conventuais da colina de Santana.

O Seminário integra quatro grandes temas de discussão: um primeiro contextualizando este património na sua função actual e na compreensão das dimensões socio-territoriais implicadas; um segundo tema dedicado à história da arquitectura hospitalar; um terceiro tema que introduz a questão da reabilitação urbana, avaliando o potencial de transformação do património arquitectónico à escala da cidade; e um quarto tema dedicado à questão da salvaguarda e valorização dos hospitais da colina de Santana. Para além de especialistas e estudiosos destas matérias, o seminário abre ainda a participação a estudantes de mestrado e jovens investigadores, pretendendo renovar a discussão acerca do futuro da cidade.

No segundo dia, possibilita-se a visita ao património hospitalar de Lisboa, acompanhada por especialistas das diferentes áreas científicas.

A entrada é livre mas solicita-se inscrição por e-mail e por motivos de organização, é favor enviar e-mail com nome e instituição para camarinhas@fa.utl.pt Esclareça quais os dias em que pretende participar (só para o dia 2/12, seminário, para o dia 3/12, visita, ou para ambos os dias).
—————————————

PROGRAMA – 2 de Dezembro
9h30 JOSÉ AGUIAR (ICOMOS Portugal, FAUTL) e CATARINA CAMARINHAS (FAUTL): Abertura
PAINEL 1 Os hospitais centrais de Lisboa e a política de saúde (moderador José Aguiar)
10h00 CÉLIA PILÃO (CHLC): Os hospitais da Colina de Sant’Ana. Uma rota urbana
10h20 RITA GARNEL (UNL/CESNOVA)
10h40 ANTÓNIO PERESTRELO DE MATOS e SANDRA TACÃO (ICS): A Ciência, a clínica e a arte da sífilis no Desterro (1897-1955)
11h00 Pausa
PAINEL 2 Património hospitalar (moderadora Margarida Moreira)
11h20 RAQUEL HENRIQUES DA SILVA (FCSH/UNL)*
11h40 HELENA GONÇALVES PINTO (FAUTL): A Programação dos Hospitais Civis de Lisboa: inovação, regeneração, avanços e recuos (1910-1953)
12h00 JOSÉ MANUEL FERNANDES (FAUTL): Debate
12h30 Pausa para Almoço
PAINEL 3 Reabilitação urbana (moderadora Cristina Cavaco)
14H00 ANA MARTA FELICIANO E ANTÓNIO LEITE (FAUTL): Resignificar e Reabilitar a ‘presença’ da Cerca Fernandina na Colina de Santana
14h20 JOAQUIM MENDONÇA DIAS (CML/DMCRU): A Colina do Castelo de Lisboa. Significado e pertinência da sua Reabilitação Urbana
14h40 MIRIAM PEREIRA (FAUTL): Estratégias para o reforço da atractividade do centro de Lisboa
15h00 Pausa
PAINEL 4 Perspectivas de salvaguarda (moderadora Graça Moreira)
15h20 MARIA CALADO (FAUTL): Critérios de avaliação para a salvaguarda e valorização do património hospitalar de Lisboa
15h40 ROSÁRIO SALEMA DE CARVALHO (IHA/FLUL): Inventário do Património Azulejar dos Hospitais de Lisboa
16h00 EURMED (FAUTL): A salvaguarda do património hospitalar da Colina de Sant’Ana
16h20 JOÃO CABRAL (FAUTL) e MANUEL VALENTE ALVES (FMUL): Discussão e encerramento
PROGRAMA – 3 de Dezembro
14h00 VISITA AO PATRIMÓNIO HOSPITALAR DE LISBOA, acompanhada pela Dra. Célia Pilão (CHLC), Arqt.º Filipe Nunes (CML/DMCRU), Dr. José Meco (FLUL) e Dra. Susana Flor (FLUL).

* a confirmar
ORGANIZAÇÃO: FAUTL/CIAUD/ICOMOS-PORTUGAL/CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA CENTRAL

Laisser un commentaire