Livro: Os viajantes e o ‘livro dos museus’

Os viajantes e o ‘livro dos museus’
Autor: João Brigola
Edição: Porto, Dafne Editora, 2010.
ISBN: 978-989-8217-10-3.
p.v.p. 17,17 euros (www.dafne.com.pt)

É hoje (9 de Dezembro) o lançamento do livro Os viajantes e o ‘livro dos museus’, da autoria de João Brigola. O livro será apresentado por Maria Luísa Cabral na Biblioteca Pública de Évora, pelas 17h30. Esta é uma publicação da Dafne Editora e do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora.

Sobre o livro:

Ao longo dos séculos XVIII e XIX, numerosos viajantes estrangeiros relataram as suas visitas às colecções e museus de Portugal. Este livro recolhe e sistematiza esses textos, escritos quase sempre em língua inglesa, francesa ou castelhana, por homens que se ocupavam com as artes da guerra, a escrita, a diplomacia ou a erudição naturalista.

Esta antologia ajuda a fixar, com maior nitidez, a ideia que temos vindo a construir dos primeiros museus portugueses, caracterizando a integração dos jardins e dos edifícios na paisagem urbana, a dimensão das áreas de exposição, as propriedades físicas dos espécimes, os métodos de classificação e de exibição, a importância das colecções e sua função didáctica, os discursos científicos adoptados, a competência e o desempenho profissional dos responsáveis, a ligação entre o funcionamento dos museus e a situação política do país.

Através dos olhares, muitas vezes excêntricos, quase sempre preconceituosos e cruéis, por vezes judiciosos e certeiros, obtém-se um retrato da cultura setecentista e oitocentista que, dada a natureza multidisciplinar dos textos – da literatura, da história, da crítica de arte, da ciência e da antropologia – se oferece à descoberta da paisagem museológica portuguesa.

Sobre o autor:

João Carlos Pires Brigola (Lisboa, 1955). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1977) e doutorado em História/Museologia pela Universidade de Évora (2001). Autor do livro Colecções, gabinetes e museus em Portugal no séc. XVIII (FCG-FCT,2003). É professor na Universidade de Évora e na Universidade Nova de Lisboa e Director do Instituto Português de Museus

………

Mais informações:
http://www.dafne.com.pt
Dafne Editora / André Tavares / dafne@dafne.com.pt / 222005579

Publicités

Étiquettes : , , , , , , ,

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :