VI Encontro Nacional de Estudantes de História (ENEH), 24-27 Março 2011

O VI Encontro Nacional de Estudantes de História (ENEH), acolhido pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no ano das comemorações da refundação da academia lisbonense – 2011 –, irá realizar-se entre os dias 24 e 27 de Março do ano que ora se inicia, estribado no tema: “História XXI: ‘Tecnologicar’ o passado”.

Sendo uma iniciativa anual que se debruça sempre sobre temáticas abrangentes e diversas, o VI ENEH incidirá este ano sobre a questão da aplicação da informática e das novas tecnologias às áreas do saber histórico, sejam elas a História propriamente dita, ou a Arqueologia, a História da Arte, o Património ou a Museologia.

O VI ENEH procura, sobretudo, dar a conhecer projectos que de alguma forma sejam inovadores e que baseiem o desenvolvimento do conhecimento histórico na utilização de sistemas de informação geográfica, de bases de dados sistemáticas ou virtualidades, por exemplo. Deste modo, pretendemos que sejam gerados debates, onde se crie discussão e se propicie o desenvolvimento de novas ideias e de novos projectos, nos quais as novas tecnologias consigam, de alguma forma, exponenciar e propulsar os conhecimentos que temos acerca do passado.

A Comissão Organizadora do VI ENEH pretende, desta forma, divulgar a iniciativa, alertando todos os interessados que já estamos a receber inscrições, as quais poderão ser feitas através do nosso e-mail – vieneh.2011@gmail.com – ou por correio – Centro de História, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa – mediante o preenchimento dos campos da ficha de inscrição, disponível no sítio da internet do encontro – https://sites.google.com/site/enehevent2011/home.
Lisboa, e concretamente a Faculdade de Letras, aguarda ansiosamente a presença de todos os interessados nestas temáticas, independentemente do seu grau e título académico, sejam alunos, professores, investigadores ou meros interessados na tecnologicação do passado.

O Coordenador-Geral do VI ENEH,
Carlos Correia de Carvalho

(fonte: lista de discussão MUSEUM)

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s


%d blogueurs aiment cette page :