V Jornadas do ICOM-Portugal, Museu Soares dos Reis

desenho-de-soares-dos-reis.jpg

Modelo Nu Masculino
1865-1866, 61,9 x 44,5 cm
Soares dos Reis, Antonio (1847-1889)
N.º Inv: 1606, Museu Grão Vasco
© IPM

No próximo dia 23 de Março terá lugar mais uma edição das Jornadas da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM, subordinadas ao tema: « Que gestão para os museus, no Portugal de amanhã?« .

O encontro terá lugar no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto e tem início pelas 10h00. No mesmo dia, da parte da tarde, decorrerá a Assembleia Geral.

A entrada é livre.

As diferentes realidades museológicas e as mudanças que se estão a operar no universo dos museus colocam na ordem do dia as questões relacionadas com os modelos de gestão, as quais constituem uma preocupação crescente para os profissionais de museus. Do vasto elenco de questões relacionadas com esta temática, propomos serem reflectidas em especial as seguintes:

· O exercício das tutelas e o grau de autonomia técnica e financeira das direcções.
· Qual o papel da liderança nos museus? Quer perfil deve ser privilegiado para o exercício do cargo de director de museu?
· Como envolver as equipas dos museus na sua gestão? A que níveis? Com que limites?
· Como conseguir apoios mecenáticos e em que condições? Que lei de mecenato se torna necessária?
· Quais os bons indicadores de gestão de um museu? Que importância dar ao número de visitantes e o que fazer aos museus com poucos visitantes? Fechá-los e transferir as colecções para outros museus? Convertê-los em museus sazonais ou em museus reserva?
· Como gerar receitas? Que limites para a manipulação das colecções, para o « merchandizing », para a cedência de espaços ou para a organização e acolhimento de eventos?

Pretende-se que estas Jornadas constituam sobretudo um momento de debate, franco e aberto, entre os profissionais dos museus, pelo que se solicita e se conta com a participação activa de todos os que queiram contribuir com sua reflexão e ou as suas experiências práticas.

No entretanto, pareceu-nos importante convidar um conjunto de oradores diversificados provenientes de diferentes áreas institucionais, para nos fazerem o ponto da situação presente e falarem-nos das perspectivas que entendem poder vir a desenvolver-se no futuro em matéria de modelos de gestão para os museus portugueses.

Neste sentido, deram-nos o prazer de aceitar o nosso convite os seguintes colegas:

Alberto Guerreiro, antropólogo-museólogo.
Graça Nunes, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Luísa Garcia Fernandes, Casa-Museu Abel Salazar
Manuel Bairrão Oleiro, Instituto Português de Museus
Marta Lourenço, Museu da Ciência
Susana Faro, Associação do Museu dos Transportes e Comunicações

Fonte: Lista de discussão « Museum »

Une Réponse to “V Jornadas do ICOM-Portugal, Museu Soares dos Reis”

  1. isabel victor Says:

    Muito interessante este tema. Seria primordial, na minha perspectiva, « amplificar » esta discussão/análise com os contributos que as ferramentas da Gestão da Qualidade podem trazer aos museus. para lá caminharemos, estou em crer …

    saudações a todos, em especial à minha amiga Suzana Faro que vai intervir e votos de bom trabalho !

Laisser un commentaire